Oficiais da Polícia Militar lançarão obras na Feira Pan-Amazônica do Livro



Da Redação
Agência Pará de Notícias

A Feira Pan-Amazônica do Livro se consolidou, ao longo de quase duas décadas, como um dos maiores eventos de incentivo à leitura no país, e também se tornou referência para novos autores, que encontram na feira um espaço para o lançamentos de obras. Nesta edição, que será aberta no próximo dia 26, dois oficiais da Polícia Militar do Pará lançarão livros no espaço da feira.
O coronel PM Osmar Costa Júnior, atual comandante do policiamento regional de Capanema (no nordeste paraense), reúne no livro “A caserna fora do sério: o lado cômico da vida policial”, um pouco da experiência de seus 30 anos de atividades na corporação. Além dos “causos” narrados pelo coronel, o livro traz textos de colaboradores. O oficial, que comandou unidades da PM em vários municípios do Estado, aborda aspectos, até então pouco conhecidos do público, do cotidiano das instituições militares.
Costa Júnior estará na Feira do Livro, no feriado de 01 de maio (Dia do Trabalhador), às 18h00, fazendo noite de autógrafos de sua obra.
Deixando de lado o ar sisudo da vida policial, o coronel conta com humor fatos de sua trajetória como policial militar, contextualizando situações ocorridas no Pará, em outros Estados e até no exterior, onde participou de cursos e outros eventos.
Na visão do coronel Osmar Costa Júnior, o livro é “uma viagem ao universo policial militar, revelando a existência de um grande clima de descontração e de sagacidade diante das mais inusitadas situações. É uma leitura interessante”.
Legislação – Outra obra a ser lançada na Feira do Livro, no domingo (28), às 19 horas, é “Vade Mecum do Policial Militar do Pará”, de autoria do tenente coronel PM José Messias Gomes de Melo, atual chefe do Centro de Inativos e Pensionistas (CIP) da Polícia Militar do Pará. O livro é uma coletânea de legislações federais e estaduais.
Com graduação e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o autor está na corporação há mais de 20 anos, exercendo funções de comando, e também com atuação no magistério. O tenente coronel Gomes de Melo destaca que o livro é importante não somente para policiais militares, bombeiros e operadores do Sistema de Segurança Pública, mas para todos que atuam na área, como advogados, promotores, defensores, juízes e, ainda, para estudantes e o público em geral, “que terá, ao longo de mais de 700 páginas, informações atualizadas e orientações normativas diversas”.

Texto:
Leno Carmo - Polícia Militar

Um comentário:

Comente