Salinópolis ganha doze câmeras de monitoramento

SALINAS MAIS SEGURA


A partir do último sábado (29), o município de Salinópolis, no nordeste do Pará, ganhou mais um reforço na prevenção e no combate à criminalidade.


A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop), entregará a cidade um Núcleo Integrado de Operações (Niop), que conta com dez câmeras de monitoramento de vias públicas.
O Niop funcionará nas instalações da Delegacia de Polícia Civil do município, tendo como principal função o atendimento e despacho de ocorrências geradas pelo serviço 190. O núcleo é responsável também pelo sistema de monitoramento de viaturas por meio de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e o Sistema de Monitoramento de Câmeras de Vias Públicas de Salinas.
Durante o mês de julho, além das doze câmeras fixas, serão instaladas, especificamente para o período das férias, mais duas câmeras móveis, nas praias do Atalaia e Farol Velho. Os equipamentos têm giro de 360 graus e visualização de até um quilômetro, possibilitando à polícia executar ações preventivas e de combate à criminalidade, na prevenção da violência e identificação de acidentes de trânsito.
Os pontos de monitoramento eletrônico foram determinados estrategicamente, priorizando locais com grande incidência de crimes. O sistema de videomonitoramento das vias funcionará 24 horas. Policiais e bombeiros militares especialmente treinados acompanharão pelas câmeras a movimentação nas ruas.
Além disso, durante o veraneio, período em que aumenta a demanda de chamadas para o 190, o Ciop reforçará o efetivo do Núcleo Integrado de Operações, que receberá, a partir deste primeiro fim de semana do mês, doze militares policiais militares e bombeiros militares, entre atendentes, despachantes e monitoradores, que atuam no Ciop, em Belém, garantindo melhor funcionamento e a qualidade do serviço prestado à população.
 (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente