Criminalidade será enfrentada com policiamento comunitário

Moradores da grande área do Maicá sofrem com criminalidade.Conselho de Segurança entra em operação a partir de fevereiro.

Os moradores da grande área do Maicá, que abrange nove bairros de Santarém, oeste do Pará, convivem, diariamente, com a sensação de insegurança. Por se tratar de uma região periférica, várias ocorrências de tráfico de drogas e assaltos são registradas. Para tentar mudar esta realidade, a polícia, em parceria com a comunidade, conseguiu a aprovação de um Conselho de Segurança, que deve entrar em operação a partir de fevereiro.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jaderlândia, Adilson Matos, acredita que o conselho vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, mas é necessário o esforço de todos. “Para que nós possamos fazer uma união no sentido de diminuir a criminalidade como um todo nos bairros da grande área do Maicá”.
Jutaí, Jaderlândia, Pérola do Maicá, Maicá, Área Verde, Vigia, Urumari, Urumanduba e Mararu compõem a grande área do Maicá. Depois de várias solicitações, surgiu a ideia de criar o Conselho de Segurança, que já foi aprovado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e deve iniciar os trabalhos em fevereiro.
Além da Polícia Militar e da associação comunitária, escolas e igrejas também estão inseridos no projeto. “A escola estará sempre de portas abertas para esse evento, porque isso só tem a ganhar a comunidade, os alunos. É melhor prevenir hoje do que combater o crime amanhã”, diz a gestora escolar Ivanilce Melo.
“A Polícia Comunitária é uma filosofia estratégica que propõem uma parceria entre a comunidade e a polícia, de identificar, priorizar e resolver, ou pelo menos minimizar, os problemas da segurança pública, trazendo qualidade de vida para a comunidade”, finaliza o sargento da Polícia Militar, Joel dos Santos.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/01/comunitarios-firmam-parceria-com-pm-para-reduzir-violencia-em-9-bairros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente