iVeiga: Helder abre 12,4 pontos sobre Jatene e venceria a eleição com 56,2% dos votos válidos

O iVeiga, que se notabilizou nesse pleito pelo acerto nas pesquisas por ele realizadas publicou a sua segunda e última pesquisa do segundo turno da eleição governamental no Pará, revelando que o peemedebista Helder abre, a um dia da eleição, 12,4 pontos sobre Jatene.
Shot
linha
Shot 004
Observa-se que as variações nos percentuais de ambos da pesquisa espontânea para a estimulada são meramente decimais, o que é índice da cristalização do voto.
> Votos válidos
Em se excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, resultam os votos válidos, que é o método usado pela Justiça Eleitoral para proclamar o resultado das eleições majoritárias:
Shot 006
O iVeiga mediu a rejeição dos candidatos. Jatene e Helder acumulam rejeição na casa dos 30%, sendo que o governador é mais rejeitado que Helder. A polarização da eleição faz com que os oponentes apresentem tendência de percentuais de rejeições similares.
Shot 007
O iVeiga mediu a expectativa de vitória. À pergunta  “Em sua opinião, quem vai ganhar a eleição para Governador do Estado do Pará?”, a maioria responde que acredita na vitória de Helder:
Shot 016
O quadro acima revela que uma parcela do eleitorado de Jatene não acredita na sua vitória, pois as intenções de voto nele estão acima do percentual que ele aufere no item.
O iVeiga ouviu 2 mil pessoas nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o n° 00053/2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

http://pjpontes.blogspot.com.br/2014/10/iveiga-helder-abre-124-pontos-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente