A tradição da folia no interior do Pará

Carnapauxis atrai multidão pelas ruas de Óbidos 


(Foto: João Canto)

O quarto dia de apresentação dos blocos carnavalesco na cidade de Óbidos, no oeste paraense deve reunir aproximadamente 25 mil foliões neste sábado (14) de carnaval. Quem faz a festa nas ruas da cidade mais portuguesa da Amazônia é o bloco Águia Negra. Três trios elétricos com bandas e artistas locais devem embalar os foliões ao som das tradicionais marchinhas de carnaval e músicas dos blocos.

Em Óbidos, o Carnapauxis começou com o pré carnaval no primeiro dia do ano, deve se estender até a terça-feira(17) gorda de carnaval. Na programação oficial organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, já se apresentaram os blocos “Pai da Pinga”, Vai ou “Raxa”, Mirim Unidos do Umarizal, Serra da Escama, hoje (14) apresenta-se o Águia Negra, no domingo o bloco Xupa Osso, na segunda o bloco Unidos do Morro e na terça-feira encerrando a Festa do Mascarado Fobó é a vez do desfile do bloco das Virgem onde aguarda-se um público de aproximadamente 35 mil foliões pulando o carnaval nas ruas enladeiradas de Óbidos.

O Carnapauxis – A Festa do Mascarado Fobó, é um dos mais autênticos e tradicional carnaval do oeste paraense e da Amazônia ganhou o status de Patrimônio Cultural e Artístico do Pará através da Lei nº7.225/08. Durante o período que dura o Carnapauxis, a cidade de Óbidos recebe aproximadamente 100 mil turistas.

Os desfiles acontecem a partir das 17h pelas ruas e avenidas da cidade e encerra às 2h da madrugada na Praça Fobódromo, espaço de maior concentração de público.

Mascarado Fobó

O Mascarado Fobó é o Ícone do Carnapuxis, tem como característica a fantasia denominada de “Dominó” indumentária confeccionada de pano colorido, completada com máscaras artesanais, bexiga e apito. Um dos atrativos é a brincadeira entre os foliões e o Mascarado Fobó para saber quem está por trás da vestimenta.

(DOL, com infomações de Edsérgio Moraes/ Óbidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente