Evento contará com a participação de policiais de Santa Catarina e do Japão
Nesta sexta (18), às 09h00, no hotel Beira-Rio (avenida Bernardo Sayão), em Belém, acontecerá o Seminário Regional para Capacitação de Agentes Comunitários, que é mais uma das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que tem por finalidade motivar a participação popular consubstanciada pela mobilização da comunidade.
No seminário serão distribuídas cartilhas com informações sobre como criar e manter um conselho comunitário, com idéias a serem implementadas e formas de levantamento de soluções, baseadas no modelo IARA (Identificação, Análise, Resposta e Avaliação), implementados pelo POP (Policiamento Orientado ao Problema).
O público-alvo deste seminário remete-se aos agentes comunitários dos diversos municípios do Estado, dentre componentes de cooperativas e associações; guardas municipais; policiais civis; policiais militares; bombeiros militares; integrantes de conselhos comunitários de Segurança Pública, e contará com os seguintes palestrantes e temas:
* Cristiano Guedes, da Senasp (Secretaria Nacional de segurança Pública) - abordará o tema “Pronasci e Polícia Comunitária”;
* Emílio Ferreira, do Iesp (Instituto de Ensino de Segurança do Pará) que terá como tema “Mediação de Conflitos”;
*Vanessa Corbari - Delegada de Polícia Civil e tenente-coronel Luís Duarte (ambos de Santa Catarina); irão abordar “Mobilização Comunitária”.
*Elson Brito, da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará), que irá tratar dos “Conselhos Comunitários de Segurança e Cidadania”.
*Yasuaki Ishii, policial da Província de Chiba (Japão), falará sobre “A Polícia Comunitária no Japão”.
Na abertura do seminário, haverá uma homenagem aos 80 anos da imigração japonesa na Amazônia, com uma apresentação cultural do Japão e do Pará.
O evento será coordenado pelo Programa Segurança Cidadã.
O Seminário é uma ação do Pronasci e está previsto um a cada ano, até 2011.
ResponderExcluirResta-nos, a partir dessa ideia, colocarmos em prática essa cultura e discutirmos a nossa realidade em segurança pública. O Programa Segurança Cidadã se propõe a promover a mobilização e a própria capacitação, mas é preciso que a sociedade manifeste-se nesse sentido.
Não podemos esperar por recursos federais para estarmos mobilizados.
A bola está com a gente.
Não deixemos, pois, a chama se apagar.
Obrigado pela honra da sua visita ao blog SAIBA DAS COISAS.
Um grande abraço.
Cel PM Costa Jr.