
A construção demandou recursos de R$ 1,6 milhão no prédio que atenderá também a população de outros municípios da região do Tocantins da região, entre eles, Acará, Moju, Cametá, Barcarena, Igarapé-Miri e Tailândia.
A Superintendência Regional da Polícia Civil do Baixo-Tocantins, em Abaetetuba, no nordeste paraense já é considerada a mais moderna da região. Possui salas para atendimento exclusivo, salas especiais para atendimento exclusivo às mulheres, crianças e adolescentes, além de elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.
A edificação é um complexo formado por três setores, com um total de 28 salas. Além das unidades da Polícia Civil, como a Delegacia da Mulher, haverá as áreas dos serviços de Identificação Civil e do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves". Novos equipamentos de informática e móveis, três alojamentos para servidores, refeitório, auditório para cerca de 70 lugares e estacionamento coberto formam o completo apoio aos usuários. As celas são separadas para presos adultos, e para adolescentes masculinos e femininos.
Na Delegacia da Mulher os usuários serão recebidos por um corpo técnico especializado como assistentes sociais, psicólogos, entre outros. Ambiente mais humanizado e melhor equipado para as ações a que se destina. Assim a Secretaria de Segurança Pública define a nova Superintendência Regional de Abaetetuba que também disponibilizará novas viaturas para realização das atividades de Polícia Judiciária.
Levantamento do Estado detectou que a maioria das unidades encontrava-se sucateadas e no início do atual governo, dezoito municípios não tinham delegacia de Polícia Civil, resultado do abandono que a Segurança Pública do Estado sofreu nos últimos anos. O plano de recuperação e construção de novas delegacias em todo o Estado foi deslanchado e atualmente apenas seis municípios não possuem delegacias, entretanto até o fim do final do ano que vem todo o Estado estará coberto pela Polícia Civil.
A Segup informa que já existem outras unidades prontas para serem entregues à população. Garrafão do Norte e Ulianópolis, na região Rio Capim; de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó; de Breu Branco, na região Lago de Tucuruí e nos municípios de Cumaru do Norte e Xinguara, no Araguaia estão entre as unidades já prontas. Outros municípios estão com obras em andamento como Viseu, Tomé-Açu, Porto de Moz, Cachoeira do Arari, Igarapé-Miri.
Fonte: Segup - SecoM
Foto: Eliseu Dias - AgPará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente