PROGRAMA SEGURANÇA CIDADÃ DO GOVERNO DO PARÁ SERÁ APRESENTADO EM RONDÔNIA

Considerada uma das mais importantes iniciativas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Polícia Comunitária – que pretende unir servidores da Segurança Pública e membros da comunidade na luta pela prevenção à violência – será tema de vários seminários realizados na Capital e no interior de Rondônia.
Em Porto Velho, nesta sexta-feira (06) acontece, no auditório da Fatec, das 08:00 às 18:00 horas, o 1º Seminário Regional de Polícia Comunitária. O evento, segundo os organizadores, apresentará à comunidade experiências de Polícia Comunitária que deram certo em várias regiões do Estado. “Uma dessas experiências é a de Cacoal que, no concurso Motorola de Polícia Comunitária, ficou em 3º lugar, na avaliação nacional”, destaca o secretário de Segurança Evilásio Sena.
O segundo evento – o 1º Seminário Sobre Conselho Comunitário de Segurança – será realizado no sábado (07), no auditório do Rondon Palace Hotel. O objetivo, segundo Evilásio Sena, é fomentar a criação do Conselho, envolvendo servidores da segurança com a comunidade, para trabalhar principalmente a questão social, identificando pontos que possam promover a violência.
Na próxima semana, dias 13 e 14 de novembro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), acontece o 1º Seminário Estadual da Polícia Comunitária, com apresentação de experiências nacionais.
Um dos convidados será o coronel Osmar COSTA JÚNIOR, da Secretaria de Segurança Pública do Pará, que apresentará o PROGRAMA SEGURANÇA CIDADÃ, reconhecido durante a CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Pública) como uma das três melhores inicitivas na área da Segurança Pública no Brasil.
Os seminários são realizados pelo Governo do Estado, através da Sesdec, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
O coordenador da Polícia Comunitária em Rondônia, Tenente Coronel Cesar Adilson Pinheiro, diz que a metodologia adotada pela polícia tem mostrado resultados positivos e deve contribuir em muito para a diminuição do índice de criminalidade em todo o Estado.
Para que os servidores da Segurança Pública estejam cada vez mais abertos á idéia, a Sesdec, através de convênio com a Senasp, oferece curso de capacitação para policiais e bombeiros. “A intenção é formar multiplicadores e promotores da Polícia Comunitária”, observa o Ten. Cel. Adilson. Segundo ele, em três anos, mais de três mil servidores já participaram do curso.
Quem quiser mais informações sobre a Polícia Comunitária pode entrar em contato com a Coordenadoria Estadual da Polícia Comunitária, que funciona no comando geral da PM, pelo telefone (69) 3216-5522 ou pelo E-mail: pcomunitária.ro@hotmail.com.
Fonte: http://www.rondoniaovivo.com/ e informações do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente