SAIBA UTILIZAR O NÚMERO 190

Um aparato de telecomunicação está à disposição durante 24 horas e precisa ser bem utilizado
O Centro Integrado de Operações (Ciop) é um cartão de visita da segurança pública. Por ele, através do número 190, o cidadão registra, em tempo real, pelo telefone, que foi vítima ou que tomou conhecimento de algum fato delituoso na sua cidade.
Em Belém, o 190 está disponível para dois milhões de habitantes e precisa ser utilizado com responsabilidade.
É preciso, ainda, que o morador de nossa cidade saiba que toda estrutura de serviço público possui sua limitações, quer sejam logísticas ou de recursos humanos. E o Ciop não foge à regra.
Mas, é preciso que o cidadão saiba, também, utilizar toda a infraestrutura que o Estado põe à sua disposição, inclusive com videomonitoramento, engenheiro eletrônico, atendentes, policiais civis, militares, bombeiros militares, só na sua parte de atendimento, sem contar com as equipes e guarnições das instituições de segurança pública com veículos, equipamentos, equipes treinadas, combustíveis, tudo isso por conta do próprio contribuinte do fisco estadual, que é o cidadão paraense.
Isso precisa ser dito, valorizado e refletido por todos nós.
Quando o cidadão, que mora no Pará, compra uma cueca, um sapato ou um quilo  de cebola, ele paga imposto por isso. É desse imposto que o governo remunera os integrantes das instituições de segurança pública. Então, é com o dinheiro do povo que todo esse aparato é adquirido e mantido. Vamos valorizar.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Quando digo "saber utilizar" o 190, significa ligar para esse número quando for um caso de urgência e/ou emergência.
Fica muito fácil ilustrar a utilização inadequada por parte do cidadão, dos serviços do Ciop. Imagine que algumas pessoas ligam 190 para transferir a ligação para a delegacia da Cabanagem, desconhecendo que o Ciop não é uma central PABX.
Outros ligam para o 190, desejando saber o número de telefone de determinado quartel ou de determinado policial militar, considerando que o Ciop pudesse ser um bom serviço de lista telefônica.
Você pode não acreditar, mas quando fui diretor do Ciop, houve depoimento de alguns atendentes que mencionaram haver um cidadão ligado para o 190 solicitando informação sobre o valor atual do salário mínimo.
É bom saber que as pessoas recorrem à sua polícia até para tomar conhecimento das mais diversas informações. isso pode até significar determinado grau de confiança no serviço policial, mas não é adequado fazer isso, diante de um serviço de urgência e emergência.

ABSURDOS NO 190 - SAIBA UTILIZÁ-LO
Imagine que, em 2008, quando dirigia o Ciop, o número de trotes registrados e outras formas de utilização para o número 190 era de 25% das ligações. E olha que o número de ligações, à epoca, era de 12.000 diariamente, em média.
Um absurdo, considerar que cerca de 3.000 ligações diárias para o Ciop sejam trotes ou uso inadequado de utilização do 190.
Creio até que o diretor do Ciop, coronel Roberto, poderia solicitar ao secretário de Segurança Pública que seja feita uma peça publicitária, utilizando-se do conhecimento do Emanoel Villaça, assessor de imprensa, além, é claro, do apoio da Secretaria de Comunicação do Governo do Pará e da própria Funtelpa (Tv Cultura), para abordar a UTILIZAÇÃO CORRETA DO 190.
Esse informe publicitário de serviço poderia rodar nas emissoras de TV, rádio (num spot bem bolado, renderia muito bem) e também naquelas mídias ("in box") disponibilizadas em farmácias, shoppings, rodoviária e aeroporto.
Fica a idéia.

2 comentários:

  1. rapais vamo botar esse para homem para trabalhar eles foca só namorando a viatura 1105

    ResponderExcluir
  2. rapais vamos botar esse homem para trablhar eles tão aqui amsis 1 horas parado namorandos viatura s 1105

    ResponderExcluir

Comente