Banpará sai na frente no combate às "saidinhas" e é destaque na mídia nacional

O Banpará foi destaque em matéria do programa Fantástico, da Rede Globo, exibida domingo, 11/04, sobre as medidas colocadas em curso pelos bancos para proteger os clientes em todo o Brasil contra as chamadas "saidinhas". A matéria mostrou o sistema de segurança que vem sendo adotado pelo Banpará, ao informar sobre a aprovação, nesta semana, da lei que obriga as agências da capital paraense a implantar o sistema, este caracterizado pela instalação de divisórias entre os clientes que estão sendo atendidos e os que aguardam. A justificativa é que essa medida tende a dificultar a visualização do valor retirado do caixa nas transações bancárias.
Segundo a reportagem, projetos semelhantes ainda estão em discussão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O Sistema
Para combater as práticas das "saidinhas", que em 2009, registrou cerca de 200 ocorrências desse tipo em Belém, o Governo do Estado decidiu adotar uma série de mudanças no espaço de atendimento ao público das agências do Banpará. A iniciativa - pioneira em toda a Região Norte do Brasil - faz parte do Programa Segurança Cidadã e consiste na modificação do layout dos locais de acesso ao público para que este possa utilizar de forma segura os serviços do banco.
Pelo novo layout, são alteradas a disposição das poltronas e a localização do monitor de sequência de senhas. Cada uma delas redireciona o olhar das pessoas que aguardam atendimento para pontos opostos aos das operações financeiras. Para auxiliar nesse processo, foi colocada, no ângulo de visão dos clientes, próximo ao monitor de sequência de senhas, uma tevê com informes sobre dicas de segurança e políticas públicas do governo do Pará.

Para completar o dispositivo, foi instalado um painel de isolamento em frente aos caixas. Com isso, quem está sendo atendido não pode ser visto pelas demais pessoas que permanecem à espera de atendimento, ficando assim livre de olhares indiscretos. Ou seja, o cliente ou usuário dos serviços do banco tem preservada a sua privacidade, mesmo estando em espaço público, podendo realizar em segurança as suas operações, sem o risco de estar sendo observado por bisbilhoteiros mal intencionados.

Funcionários e Clientes aprovam
O gerente de segurança do Banpará, Cláudio Serra Freire, destacou que o novo sistema vem se somar a outros instrumentos que compõem os requisitos de segurança exigidos por lei a todas as instituições bancárias. Esse arsenal inclui vigilância, alarme e porta giratória detectora de metais. No caso do Banpará, ele disse que o sistema adotado está sendo avaliado nas Agências em que foi instalado. Nesse período, o Banco vai levar em conta as sugestões eventualmente apresentadas pelos clientes para aprimorar o serviço, por meio do preenchimento de um formulário próprio.

Pedro Gomes, Gerente da Agência Belém - Centro, uma das primeiras Agências a implantar o sistema, considera que os procedimentos darão mais segurança aos clientes: "Esperamos que essas medidas tenham o efeito desejado, ou seja, que pessoas mal intencionadas não vejam as transações bancárias realizadas nos caixas". Para o cliente Ronaldo Nascimento, correntista do Banpará, as mudanças são excelentes: "Nós, clientes, estamos nos sentindo mais seguros, além do atendimento que melhorou bastante", conclui.
Fonte: http://www.banparanet.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns ao Programa Segurança Cidadã.
    Vcs são demais!!!

    ResponderExcluir

Comente