Programa Mais Alimentos será expandido para países africanos

O Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),será expandido para os países africanos. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel durante o Encontro “Diálogo Brasil-África". De acordo com Cassel o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criará um fundo de US$ 250 milhões para financiar a compra de tratores e equipamentos no continente para fortalecer e modernizar a agricultura familiar naqueles países.

Desde o primeiro dia de governo, a segurança alimentar e o combate à fome são prioridades do presidente Lula. No discurso de posse em 2003, o presidente afirmou que, “ se ao final de seu mandato todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café-da-manhã, almoçar e jantar terá cumprido sua missão”. Para alcançar esse objetivo, foi criada uma rede de políticas públicas para fortalecer a agricultura e organizar a produção.
A implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que articula a produção da agricultura familiar nos mercados locais, a ampliação do volume de crédito para os agricultores familiares e a criação do seguro de clima e de preço são exemplos disso. Outro programa que está impulsionando fortemente, não só a agricultura familiar, mas também a indústria, é o Mais Alimentos que já comercializou cerca de 25 mil tratores desde o lançamento em 2008.
Cassel acredita que o volume de crédito deverá aumentar já que a demanda é grande. O Zimbabue, por exemplo, pretende comprar cerca de 50 mil tratores em quinze anos. Nas próximas semanas, o BNDES e os bancos africanos deverão se reunir para detalhar e fechar o programa.

Todos esses programas serão apresentados aos ministros africanos que têm enorme interesse em conhecer a experiência brasileira e implementá-las em seus países de origem.

Fonte: SECOM – Governo Federal
Foto: Eduardo Aigner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente