Capitão do Pará em CURSO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA no Japão

ATIVIDADE FAZ PARTE DE UM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A JICA

Já está em Tóquio, no Japão, o capitão Jorge ARAGÃO, da Polícia Militar do Pará.
Aragão integra a comitiva de policiais militares dos  Estados de Alagoas, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
Também integram a comitiva o major  Aragon, da Brigada Militar do rio Grande do Sul e o capitão  Cristinano Guedes, da Polícia Militar do Distrito Federal, ambos representando a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Os policiais brasileiros estão alojados na sede da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), em Shibuya.
Segundo o capitão Aragão, "A estrutura e a organização da JICA, além do próprio povo japonês, são simplesmente impressionantes. Os centros de treinamento reúnem pessoas de vários locais do mundo, que vêm aqui adquirir expertize para desenvolver determinada área estratégica do desenvolvimento humano em suas nações (países em desenvolvimento). Daí a grande presença de indianos, africanos, latinos, etc, aqui no centro. É como se estivéssemos realmente em uma comunidade mundial", disse, entusiasmado.

Encontro em São Paulo antecedeu a viagem
Antes do embarque para o Japão, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do coronel Lemos Pita, coordenador nacional de Polícia Comunitária, dirigiu-se ao grupo para falar sobre aspectos da cultura japonesa que deverão ser observados e respeitados pelos policiais brasileiros em Tóquio.
Lemos Pita deu enfoque especial à importância do empreendimentode da ida de policiais brasileiros ao Japão como um investimento da nação brasileira.
Segundo o coordenador nacional de Polícia Comunitária, "É esperado um retorno do investimento que estamos fazendo nesses policiais nas suas próprias corporações. Os Estados, o Governo Federal e principalmente os cidadãos do nosso país, precisam e merecem nosso esmero e compromentimento na implementação dos conhecimentos que serão adquiridos na JICA".
Aragão (foto acima) define a JICA como "uma escola com vocação mundial para o desenvolvimento da humanidade".
Sobre o primeiro contato com a cidade, o jovem oficial paraense afirma que "aqui é, realmente, o primeiro mundo".
A JICA disponibiliza uma intérprete durante todo o treinamento.

3 comentários:

  1. A PMPA está muito bem representada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Cap PMPA Aragão e estamos aguardando seu retorno para uma visita ao município de Tomé Açú em companhia do Comando do CPR 3/Castanhal. a) CEL PMPA SENA - CMT CPR 3

    ResponderExcluir
  3. A sociedade esta em constante desenvolvimento, não podemos parar no tempo, hoje a doutrina que todos nós sabemos que é o melhor caminho é a Polícia Cidadã em todo o mundo, pois o servidor público estar para servir ao cidadão, a busca perserverante de alguns pm`s em se qualificar para transmitir estes conhecimentos, nem sempre é reconhecida pelos que por dever tinham que por em prática este extraordinário e importante projeto para o cidadão. Parabéns Cap Aragão pela competência em estar aí representanto o Estado do Pará e por sua dedicação para melhorar a prestação do serviço feito pela PMPA.

    ResponderExcluir

Comente