Círio de Nazaré deve se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade

De Belém a símbolo mundial

Além de mobilizar multidões nas ruas de Belém, no Pará, o Círio de Nazaré está perto de alcançar outro grande feito. A procissão pode se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade. Até o fim de agosto, uma comissão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) decidirá em Paris, na França, se a romaria católica receberá o título.

A indicação foi feita através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foram reunidas, entre outras coisas, informações, fotografias e cartas de apoio de grupos envolvidos na festividade e dossiês.

O título da Unesco tem o objetivo de garantir a preservação de obras culturais de relevância internacional. Em setembro de 2004, o Círio já havia ganhado destaque nacional, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Brasil. No país, as expressões orais e gráficas dos índios Wajãpi, do Amapá, e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano já possuem o título mundial.

Para os organizadores do Círio de Nazaré, além do reconhecimento internacional, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade deve garantir mais visibilidade e incentivo à festividade.
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/07/23/cirio-de-nazare-deve-se-tornar-patrimonio-imaterial-da-humanidade-310367.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente