PACTO PELA VIDA: governador de Pernambuco ensina como fazer polícia comunitária

Para quem não acredita que um instrumento de prevenção tem resultado em curto e médio prazos: pelo menos a tempo de ser reeleito.


Valorização do trabalho da polícia, aumento do efetivo e um novo modelo de gestão são alguns motivos do sucesso do Pacto Pela Vida, projeto de segurança pública implantado no Governo Eduardo Campos. “A violência precisava ser encarada de frente e é o que estamos fazendo, desde o início do nosso governo”, destaca Eduardo.
Em recente visita ao Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, no Recife, Eduardo contou que, na época em que assumiu o Governo, as pesquisas de opinião mostravam que a segurança era o problema número um do Brasil e que os governantes não deveriam dar destaque ao problema. “Especialistas em marketing e assessores de imprensa diziam a todos para pular fora, mas como você pode se eleger governador, pedir o voto do cidadão e da cidadã e dizer na cara deles: “vou correr do problema que mais lhe incomoda?”.


A decisão de encarar o desafio levou Eduardo a coordenar pessoalmente a construção do Pacto pela Vida.
“Governar não é posição de conforto. Isso aqui é trabalho, é missão”, lembrou o candidato.
Do início do Pacto, em 2007, até o momento, Pernambuco registrou queda de 24,7% na criminalidade.
Dessa forma, o Governo não só alcançou como superou a meta estipulada pelo Governo, de 12%.

Segundo o comerciante Zé do Zinco, o cliente só retorna à Feira de Caruaru se houver segurança. “Eduardo colocou policias abordando os malandros. Os assaltos diminuíram e as minhas vendas aumentaram. Todo mundo aqui na feira está satisfeito, muito mais que antes”.
A cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, por exemplo, teve uma redução no número de homicídios no mês de julho de 26%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, oferecendo maior sensação de segurança para a população.
Mais de 8.800 novos policiais, mais de 1.600 novas viaturas, 40 operações de inteligência, 39 bairros da RMR com Operação Quadrante, 237 câmeras de videomonitoramento no Recife, 100% da frota de ônibus da RMR com câmeras e 1.036 vidas salvas. Pernambuco nunca fez tanto pela Segurança em tão pouco tempo. E está preparado para fazer muito mais.
Caso reeleito, veja abaixo alguns compromissos assumidos por Eduardo Campos para a Segurança:
  • Instalar 800 novas câmeras de videomonitoramento
  • Mais policiais
  • Instalar 150 novos quadrantes de segurança em Recife e nas maiores cidades do Estado: Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista, Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.
  • Instalar câmeras de monitoramento inteligentes nas 16 saídas da RMR. Com essas câmeras, a polícia vai controlar quem entra e quem sai, reduzindo roubos de veículos e a entrada de armas e drogas
  • Implantar o Governo Presente em todo o Estado, ajudando na prevenção da violência
Com todas essas ações articuladas, o governador Eduardo Campos, reeleito com 82% dos votos dos eleitores afirmou que vai continuar reduzindo a violência e aumentando a Segurança em Pernambuco com iniciativas voltadas para a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente