Governo começa a investir para combater violência com prevenção


Uma das principais diretrizes do governo do Estado, a implantação de uma cultura de paz destinada a reduzir índices de criminalidade e garantir maior segurança à população, tem nos programas Pró-Paz nos Bairros e Unidades Pró-Paz (UPPs) dois instrumentos essenciais para alcançar as metas traçadas pelo governador Simão Jatene, que na manhã desta sexta-feira (18) visitou as áreas onde funcionarão as unidades dos dois programas, em Belém.
O primeiro Polo do Pró-Paz nos Bairros será instalado em uma área do Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, um dos mais populosos da capital e com graves índices de violência. O local abrigará uma das vertentes do programa, criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003 a 2006) e voltado à articulação de políticas públicas por meio da disseminação de uma cultura de paz e o combate à violência.
Durante a visita, o governador foi acompanhado por vários secretários de Estado, pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e pela coordenadora do Pró-Paz pela UFPA, Izabela Jatene.
O Polo do Pró-Paz funcionará na área do projeto Riacho Doce, desenvolvido pela universidade e que hoje atende cerca de 300 crianças, com uma proposta acadêmico-social de ação complementar à atividade escolar, realizada pelo Departamento de Educação Física do Centro de Educação da UFPA. A área construída, que deverá passar por reformas, dispõe de quadra poliesportiva, piscina, salas para atividades artísticas, como dança, e para leitura, informática e projeção, além de quiosques.
No Guamá, o Pró-Paz atenderá cerca de mil crianças e adolescentes com atividades de complementação escolar, esportivas, culturais, de lazer e multidisciplinares, em três turnos, com previsão de início das atividades já na primeira quinzena de abril. A meta do governo é instalar em Belém, até o final deste ano, 10 polos do programa.

Da Redação 
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente