Área nobre do Rio de Janeiro tem o dobro de PMs por habitante do que zona norte

Para especialistas, distribuição de renda entre moradores e pontos turísticos influenciam

Embora a mancha criminal seja um dos requisitos básicos para a distribuição do policiamento nas ruas do Rio de Janeiro, a zona sul da capital, que tem o menor índice de violência, segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), tem o dobro de policiais militares por habitante se comparada à zona norte, onde a incidência de crimes é muito maior.
Enquanto um PM que atua na zona norte zela pela segurança de 675 pessoas, na zona sul a distribuição para cada profissional é em um raio de 325 pessoas.
A zona sul do Rio concentra a população de maior poder aquisitvo, em bairros nobres como Leblon, Gávea, Ipanema e Copacabana, muitos deles banhados pelo mar. Já a região norte da capital reúne a maior parte das favelas, entre elas os complexos do Alemão e da Penha.
Apesar de proporcionalmente ter menos da metade do efetivo de PMs da zona sul, a zona norte concentrou, por exemplo, metade dos homicídios ocorridos na capital, entre janeiro e dezembro do ano passado, 809 casos do total de 1.628. Já na região sul, foram registrados apenas 35 casos (3% do total).
Exemplos não faltam.
No quesito roubo de veículos, 67% dos casos (7.993) ocorreram na zona norte, em 2010, enquanto a zona sul ficou com apenas 3% dos casos (396). Outro indicador considerado estratégico pela Secretaria de Segurança Pública, o roubo a pedestre, também apresenta grande diferença. Foram 36.295 casos na zona norte (57%) e 3.315 na zona sul (9%).

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/area-nobre-do-rio-de-janeiro-tem-o-dobro-de-pms-por-habitante-do-que-zona-norte-20110501.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente