Polícia Militar leva programa de prevenção às drogas para escolas

“Participar do Proerd foi muito importante para mim, pois pude compreender mais sobre as drogas e a violência. Hoje percebo que ambas podem destruir o ser humano”. Essa foi a mensagem proferida por Ednilson Filho, 11 anos, representando o sentimento de 65 alunos, durante solenidade de formação no "Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proed", desenvolvido pela Polícia Militar.

“O Proerd faz um papel fundamental para se evitar a violência e o uso de drogas, com crianças, adolescentes e adultos. Tenho certeza que com a expansão do programa teremos oportunidade de diminuir a violência, através da prevenção”, disse o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Pará, Mário Solano, durante a formatura dos alunos da 6ª série, do Colégio Ipiranga, que aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na noite desta terça-feira, 17.
Durante a solenidade, os alunos fizeram um juramento de se manter longe das drogas e da violência, e de serem multiplicadores do Proerd. Na ocasião, o cabo Moisés, instrutor do curso, prestou uma homenagem aos formandos, através de uma música com a mensagem de prevenção que o programa leva para as pessoas.
“Considero o projeto extraordinário, entre outros pontos, porque atua na prevenção, assim, ele antecipa uma questão que não pode mais deixar de ser discutida. Também é importante, pois trabalha com uma política que torna as crianças multiplicadoras das informações”, considera a professora Suely Menezes, diretora do Colégio Ipiranga.
Projeto
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed), nasceu em 1983, em Los Angeles, nos EUA, com o objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. No Brasil, o Programa chegou em 1992 através da PM do Rio de Janeiro. No Pará, o Proerd iniciou em 2003, pelos municípios de Barcarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia. Desde então, formou aproximadamente 55 mil pessoas, de diversos municípios.
Atuando em escolas públicas e particulares, o programa ensina lições, que auxiliam pais e alunos a desenvolverem técnicas eficazes para se dizer não às ofertas de drogas e se manterem longe da violência. O curso é composto de 15 lições, ensinadas através de vídeos, palestras e material educativo, com duração de tempo que varia conforme o cronograma de execução de cada escola.
Até o final do ano, a Polícia planeja que 28 mil pessoas, entre adolescentes e adultos, participem do programa. Hoje, 150 instrutores levam os ensinamentos do Proerd para diversos municípios paraenses. A meta da PM é que até 2015, mais 50 mil pessoas participem do programa e que ele esteja presente em todos os municípios do estado.
Institucionalização
A partir desde ano, o Proerd foi institucionalizado pela PMPA. “A institucionalização representa a Polícia Militar estar abarcando como um grande programa de relevância para espraiar de forma igualitária o atendimento da sociedade paraense”, explicou o comandante.
O Proerd é uma das novas ferramentas de responsabilidade social que as Polícias Militares de todo o Brasil, em especial do Pará, assumem com a sociedade, oferecendo às famílias e aos educadores uma capacitação com o objetivo de “preparar as crianças para um mundo melhor, sem drogas”. O coronel Mário Solano explica que a PM acredita que se houver um esforço cooperativo entre Polícia, escola e família, atuando de forma preventiva, haverá redução do consumo de drogas e violência na sociedade. As escolas interessadas em participar do Proerd podem procurar o Comando Geral da Polícia Militar. O telefone para mais informações é o 3277-5524.

Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente