O Instituto de Criminalística do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves recebeu, recentemente, por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), um novo Microcomparador Balístico da marca alemã LEICA FSM, equipamento com tecnologia de ponta que auxilia nas perícias de Balística Forense.
Com a aquisição da máquina, um microscópio capaz de ampliar imagens de vestígios coletados durante as perícias criminais, principalmente aquelas que envolvem armamento de fogo, a equipe de peritos criminais do CPC reduzirá em 50% o tempo de realização de uma análise, já que só contava com um equipamento desse tipo. Isso garante um procedimento mais ágil e seguro no atendimento às solicitações da polícia e da justiça.
Entre as principais análises periciais realizadas com o LEICA estão as comparações microbalísticas, de estojo (projeteis disparados) e comprimento de projéteis, entre outras. O Microcomparador permite a análise comparativa entre armamentos e balas detonadas, utilizadas em crimes diversos, especialmente aqueles com vítimas fatais. Em outras palavras, por meio dele é possível comparar se o projetil que matou um indivíduo pertence à arma do (s) acusado (s) apreendida pela polícia.
Segundo a perita criminal Edna Damus, gerente do Núcleo de balística do CPC, o ponto mais positivo dessa aquisição é a redução do tempo de emissão de um laudo. “O CPC já possuía um equipamento desse tipo, que está em bom estado e ainda é utilizado. No entanto, o novo microscópio possui tecnologia mais avançada, com mais recursos ópticos”, explica. Ainda segundo a técnica, o LEICA atual vem com câmera digital, recursos de impressão próprios e consegue ampliar um vestígio em até 160 vezes.
Mensalmente, a equipe de peritos criminais que atua nas análises de comparação balística faz uma média de 150 perícias desse tipo, atendendo todas as demandas do Estado.
http://www.agenciapara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente