Proerd da Polícia Militar do Pará ensina crianças de Bragança a dizer não às drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) chegou ao município de Bragança, nordeste do Pará. A solenidade de formatura de 1.183 crianças de 34 turmas de escolas municipais e estaduais foi realizada na manhã de segunda-feira, 29 de agosto, no ginásio Dom Eliseu Coroli.
A principal missão do programa é mostrar para as crianças os riscos que elas irão correr, caso tenham algum envolvimento com as drogas. O curso do Proerd tem duração de quatro meses.
O diferencial é que quem passa esses ensinamentos para os pequenos são os próprios policiais militares, que, uma vez por semana deixam as árduas tarefas das ruas e vão para dentro da sala de aula. “Nós ensinamos de uma maneira bem dinâmica, através de músicas, danças e arte o que as crianças devem fazer para se afastar das drogas. Ao final do curso, elas aprendem que é bem melhor prevenir agora do que corrigir os prejuízos trazidos pelo envolvimento com as drogas”, explicou o sargento Armando Araujo.

Programa de governo
As crianças participantes do programa escreveram redações contando o que aprenderam durante as aulas do Proerd. Os autores das melhores redações foram premiados com bicicletas. A estudante Daniele Araújo, 7 anos, foi uma das premiadas. “Durante o curso eu aprendi o verdadeiro significado da palavra droga e entendi o quanto ela causa sofrimento e destruição para quem usa. Tenho certeza que nunca vou me meter com isso e nunca vou deixar meus amigos entrarem nesse caminho”, contou a pequena.
Como não poderia faltar, durante uma cerimônia de formatura todos os estudantes fizeram um juramento, que foi lido pelo estudante Vitor Hugo, 8 anos. A cena foi encantadora. Um ginásio lotado com cerca de mil crianças, repetindo em alto e bom som o seguinte juramento. “Eu prometo cumprir com meus deveres de criança, honrar meus pais e professores. Prometo resistir e dizer não às drogas hoje e sempre”.

História
No Brasil, o Proerd iniciou em 1933, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em 2003, o programa foi lançado no Pará tendo como municípios pioneiros Bracarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia. O programa é resultado de um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, Escola e Família. No Pará, o Proerd tem o apoio do governo do estado e já formou cerca de 30 mil crianças na capital e em diversos municípios paraenses.
O coordenador estadual do Proerd é o coronel Costa Júnior e o coordenador operacional é o capitão Formigosa. O programa, atualmente, funciona sob a supervisão do Estado-Maior da Polícia Militar do Pará.

Portal do Governo do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente