PM do Pará participa de curso internacional de polícia comunitária


Três oficiais da Polícia Militar do Pará concluíram o curso Multiplicador Internacional de Polícia Comunitária. Em sua sétima edição, o treinamento, ministrado em São Paulo, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), já foi feito por 280 policiais militares de todo o país. A cerimônia de formatura teve a participação de 40 oficiais de onze Estados e do Distrito Federal.

A delegação paraense foi composta pelos capitão Mário Sérgio Martins e os tenentes Henderson Rodrigues e Allan Sullivan Dias de Souza. O curso é baseado na filosofia de polícia comunitária japonesa, denominada Koban, que visa aproximar a polícia da comunidade, aumentando assim a segurança em uma determinada localidade.

O curso, ministrado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo, é uma parceria entre Senasp, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) e Polícia Militar de São Paulo.

O objetivo é capacitar agentes de segurança (oficiais, entre capitães e tenentes) para que eles possam difundir e replicar a filosofia de trabalho comunitário, principalmente nas regiões atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Os participantes fizeram várias visitas às bases comunitárias de segurança do Estado de São Paulo.

Os Estados que desejam participar do curso se comprometem a criar coordenações de Polícia Comunitária nas estruturas das Secretarias Estaduais de Segurança ou da Polícia Militar, com o objetivo de implementar ou ampliar suas ações de prevenção primária da violência. “Com essa parceria houve grande aproximação dos policiais dos diversos Estados envolvidos, que trocam experiências”, destaca o coordenador nacional de Polícia Comunitária da Senasp, coronel Lemos Pita.

O Japão acumula experiência de 130 anos em policiamento comunitário. As atividades são colocadas em prática por meio de postos policiais menores (Kobans) e maiores (Chuzaisho). Existem no país 6,5 mil Kobans e 8,1 mil Chuzaishos, com 8,4 mil policiais japoneses. Eles representam 40% da força policial do país, atuando, principalmente, na prevenção.

Leno Carmo – Polícia Militar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente