Coordenador de Polícia Comunitária defende novo paradigma para a segurança

Foto: George Cereça
 
Coordenador de Polícia Comunitária defende novo paradigma para a segurança
Agostini afirmou que o atual modelo de segurança pública distancia o policiamento da comunidade
Foto: George Cereça
Agostini afirmou que o atual modelo de segurança pública distancia o policiamento da comunidade
A mudança de paradigma na segurança pública foi o tema abordado pelo coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Jorge Luiz Agostini, durante o Seminário Nacional de Polícia Comunitária, no Hotel Embaixador, na tarde da última quarta-feira, 31. Agostini afirmou que o atual modelo de segurança pública distancia o policiamento da comunidade, fazendo com que não haja sintonia com os problemas locais. "O policial se considera autoridade e a população o vê como mais um servidor. O novo paradigma do policiamento comunitário aproxima o policial da população como um solucionador de conflitos, e as pessoas o veem como uma autoridade".

De acordo com Agostini, ainda há resquício de treinamento de guerra na formação dos policiais, mas isso já está mudando. "Tínhamos um modelo de ensino militar, voltado à defesa do Estado, com a formação em regime de internato, isolado da sociedade civil, e que incentivava à competitividade. Mas, com a mudança, temos uma formação mais voltada para a defesa do cidadão". Acrescentou que há necessidade de se investir no servidor para que ele esteja preparado para construir a mudança e a operacionalidade, com capacidade de desenvolver uma ação local, tendo como base uma visão mais global, pensando as relações entre o todo e as partes. "Queremos um policial humano, com sensibilidade, com razão e emoção, sabendo considerar o acaso, o aleatório, o inesperado, entre outros aspectos", ponderou.

O Seminário Nacional de Polícia Comunitária encerra-se hoje, com debates sobre conceitos e práticas de polícia comunitária, a partir da troca de experiências desenvolvidas em todo o País. Também está sendo construída a Carta de Porto Alegre, documento que apresentará as bases das discussões dos quatro dias do evento.  

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=7&n=16853

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente