Círio de Nazaré tem novo coordenador a partir de 9 de dezembro

ENTREVISTA AO JORNAL A VOZ DE NAZARÉ


Ele terá a responsabilidade de cuidar da maior festa católica do mundo, o Círio de Nazaré. Depois de passar pela Coordenação de Procissão, Kleber Vieira, que há 8 anos faz parte da Diretoria do Círio, assumirá a Coordenação a partir do dia 9 de dezembro. sua primeira missão será ampliar a campanha de combate ao corte antecipado da corda do Círio. Conversamos com coordenador nomeado para saber mais sobre sua vida e os planos para a Festa. Confira um trecho da entrevista com o novo Coordenador do Círio.

VOZ: A que você atribui a escolha do seu nome para coordenação?
KLÉBER: A gente sempre tem que estar pronto para o chamado. Nós nunca fizemos o trabalho com intenção: de chegar à coordenação. Eu considero isso como resultado, o fruto da dedicação, do trabalho bem desenvolvido ao longo dos anos que estivemos à frente da diretoria de procissões desde 2007. Até me perguntaram se isso era uma sequência natural, mas eu disse que não. Acredito seja mesmo em virtude trabalho ao longo dos anos.

VOZ: O que essa escolha representa para você e quais são as suas metas?
KLÉBER: Em primeiro lugar, é um compromisso muito grande com a realização de tudo aquilo que a gente vem aprendendo nas evangelizações. É um chamado de Deus e de Maria, sem dúvida, e nós devemos sempre estar prontos para dar o nosso sim e mergulhar no trabalho. É uma enorme responsabilidade, mas também é devoção. Meu compromisso de cristão é, por Maria e por Jesus, para que se trabalhe por um Círio mais organizado, mais seguro e mais evangelizado.Ainda não temos os números finais para a gente começar a pensar nesse trabalho. Antes da posse teremos a nossa reunião final, que quando fazemos um balanço de tudo que foi realizado no Círio, depois é que eu vamos planejar 2012.

VOZ: Como tem sido a sua trajetória na Igreja?
KLÉBER: Meus pais sempre foram marianos fervorosos e fizeram parte da Diretoria da Festa. Eu pude presenciar o trabalho deles. Na minha época de adolescente cheguei a me afastar muito da Igreja, mas quando conheci minha esposa ela começou a me levar de volta e me mostrou a importância de celebrarmos a missa dominical. Depois de casarmos, recebemos o convite e passamos a trabalhar na Igreja de forma mais atuante. Hoje nosso trabalho não se resume apenas à Paróquia de Nazaré, mas também a outras. Nossa filha, atualmente com 18 anos, nos acompanha nesse trabalho. Somos chamados cada vez mais a avançar para  águas profundas. Isso nos faz crescer cada vez mais como cristãos.

VOZ: O que mais lhe encanta no Círio de Nazaré?
KLÉBER: Costumo dizer que, para mim, é uma honra trabalhar por essa festa. O próprio povo que faz o Círio e a historia do Círio é responsável por renovar a nossa fé. Das 11 procissões, muito se fala da Trasladação e do Círio, mas uma das que mais mexe comigo é o traslado para Ananindeua, pela proximidade da imagem com o povo. São diferentes classes sociais ao longo desses 55 km e a imagem passa para receber as homenagens dessas pessoas. As homenagens e emoções mais bonitas são passadas, às vezes, nos lugares mais carentes. O principal ensinamento que eu tiro disso tudo é a humildade que nós devemos ter para enfrentar esse trabalho. Não podemos perder o foco que o Círio é uma festa de Maria, e de Jesus também. Você tem de estar lá para escutar, e atender às pessoas com humildade sem perder o foco do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente