Rio cria projeto para exigir declaração de bens a policiais
A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e o Ministério Público anunciarão nos próximos dias uma nova ferramenta jurídica que permitirá ao Estado cobrar declaração de bens de policiais, conforme revelou o secretário de Segurança José Mariano Beltrame na noite de segunda-feira (29), no programada Roda Viva, da TV Cultura.
A medida anunciada pretende impedir que agentes da segurança recorram à corrupção para aumentar a renda mensal.
- Eu não posso pedir a declaração de uma pessoa só por pedir. Tenho de dizer o motivo pelo qual estou pedindo e tenho que ter base para isso. Não é fácil. Mas estou criando para os próximos dias um instituto jurídico, junto com o MP. O objetivo PE que a gente possa fazer isso [pedir declaração de renda], pois hoje, se não há nada comprovado contra determinada pessoa, não podemos pedir nada.
Beltrame explicou que cada corporação, seja Polícia Militar ou Civil, tem uma forma especifica de agir, através de sindicâncias ou processos de apuração internos.
- Cada unidade tem sua forma de agir. Enquanto isso, os agentes são retirados das ruas e ficam fazendo trabalhos internos. O processo pode durar um ou dois anos, é demorado. Enquanto isso não se resolve, o policial não pode ser expulso. Há um regimento interno das corporações, leis a serem cumpridas.
O secretário reconheceu que o salário pago a policiais militares no Rio de Janeiro (cerca de R$ 1.200 aos soldados comuns e R$ 1.700 aos que atuam em Unidades de Polícia Pacificadora) é baixo. Contudo, não vê uma solução rápida para o problema.
- Claro que os valores não são ideais, assim como os salários de professores, médicos. Todos merecem ganhar mais. E esse é o desejo, mas as coisas têm de ser planejadas.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/rio-cria-projeto-para-exigir-declaracao-de-bens-a-policiais-20111129.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente