Terra Firme não registrou nenhum assassinato no fim de semana


                                                                          Amazônia Jornal

Os moradores da Terra Firme puderam comemorar um Natal mais tranquilo, segundo balanço divulgado pelas polícias Civil e Militar. De acordo com o documento, nenhum homicídio foi registrado no bairro durante o fim de semana e o número de registros de outros crimes também caiu. A boa notícia, ainda de acordo com o balanço, é resultado da instalação da Unidade Integrada Pró-Paz (UIPP) na Terra Firme, no último dia 9 de dezembro, que vem combatendo a criminalidade no bairro. Desde que a UIPP começou a funcionar foram registradas 29 ocorrências, cinco delas durante o final de semana do Natal. As informações são da Secretaria de Estado de Comunicação.
A delegada Tânia Nascimento, responsável pela Polícia Civil na UIPP, explica que a ausência de homicídios durante o final de semana de Natal é consequência do trabalho intensivo de combate ao tráfico de drogas realizado após a instalação da UIPP no bairro. "Todos os órgãos integrados na UIPP estão trabalhando direto no combate ao tráfico de entorpecentes", comenta. A afirmação faz sentido se considerado o tráfico de drogas como o principal motivo por trás dos assassinatos - em acertos por dívida e brigas entre traficantes rivais.
Cerca de 50% das ocorrências registradas no bairro estão ligadas ao tráfico de drogas. Em seguida aparece a violência doméstica. Tânia diz que o consumo de drogas e álcool são as questões que mais preocupam os agentes já que deles partem os demais crimes.
A mesma avaliação tem o subcomandante da Polícia Militar na UIPP, capitão Drago. De acordo com o subcomandante, todos os outros crimes e delitos apresentados na UIPP da Terra Firme têm origem no tráfico de drogas ou no alcoolismo. "A violência doméstica quase sempre é causada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, por isso estamos dando uma atenção especial aos bares e comércios para que respeitem o horário de funcionamento determinado pela lei", declarou. Para combater o tráfico e a violência doméstica foram instaladas oito câmeras que monitoram o bairro 24 horas por dia, incluindo o ponto popularmente conhecido como "Shopping das Drogas", na esquina da passagem Nossa Senhora das Graças com a Vila 14. A PM dispõe de oito viaturas, oito motos e cerca de 40 policiais por plantão. No total, 180 policiais militares estão atuando no bairro. A Polícia Civil conta com 60 policiais civis na UIPP.
A Unidade Integrada Pró-Paz (UIPP) foi criada para permitir a integração dos serviços prestados por várias esferas públicas em um único local. Este é um novo modelo de gestão de segurança pública adotado pelo atual governo com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade no Estado.
Um dos principais objetivos desta integração entre vários órgãos é atuar principalmente na prevenção, por meio de uma aproximação maior com a comunidade e da implantação de políticas sociais. Além das polícias Civil e Militar a UIPP também conta com Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e agentes do programa Pró-Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente