Cláudio Santos/ Ag. Pará
O coronel Daniel Borges (e), ao lado do secretário Luiz Fernandes e do coronel Walci Luiz de Queiroz.
O novo titular tem 27 anos de serviços prestados à força de segurança estadual e estava no comando do Policiamento da Capital desde o mês de janeiro de 2011. Agora o coronel vai comandar um efetivo de 15 mil policiais militares. Para ele, o cargo é mais uma forma de servir ao Estado. “Não fui convidado, fui convocado a assumir o comando da Polícia Militar. É mais uma missão que espero cumprir com excelência”.
O novo comandante geral também informou que o plano de ação de 2012 na área de segurança pública já está pronto e que o trabalho que vem sendo realizado não deverá ser interrompido, mas intensificado. “A ideia é dar continuidade e ampliar o modelo de integração das forças de segurança, para que possamos estabelecer uma forma de integração que sirva para todo o Estado”.
O novo Sub-Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Walci Luiz de Queiroz, também destacou o atual trabalho em conjunto dos órgãos de segurança. “A equipe é boa e está cada vez mais entrosada. Tenho certeza que vamos conseguir fortalecer esse trabalho e diminuir ainda mais os índices de violência aqui no Pará”.
Na ocasião, o secretário destacou que os levantamentos realizados pela Segup, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-PA), em 2011, mostraram que houve redução da criminalidade de forma consecutiva nos últimos 12 meses e que esse número é resultado do plano de ação que integra as forças de segurança. Mas para o secretário, esse índice deverá ser melhor em 2012.
“Os números da criminalidade diminuíram, mas sabemos que ainda são muito altos. Este ano vamos intensificar ações no interior, teremos mais investimentos em infraestrutura, que vão desde a instalação de mais câmeras na cidade, aumento da frota de motocicletas, à construção de novas unidades”, explicou.
Concursos Públicos
Durante a coletiva, Luiz Fernando disse que o efetivo da polícia deverá ter um aumento de cerca de 3.600 homens, através dos concursos públicos a serem realizados ainda este ano. Por causa das modificações na Lei de Ingresso Militar, que ainda estão sendo ajustadas, não houve concurso para a PM no ano passado. Por causa disso, o concurso realizado neste ano abrirá vagas para 2.060 novos militares para a capital e interior em 2012. Também haverá concurso para 600 vagas na Polícia Civil e mil vagas para agentes prisionais que deverão ser lançados durante o primeiro semestre.
Texto:
Dani Filgueiras - Secom
Fone: 81185849 / 81185849
Email: danifilgueiras@agenciapara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente