'Desafio é reduzir a criminalidade', diz novo comandante geral da PM







O novo comandante geral revelou que será um grande desafio gerir a segurança pública paraense, mas que vai trabalhar integrado com os outros órgãos da área para reduzir os índices de criminalidade.
'Já começamos 2012 melhorando e aprimorando algumas coisas como disse o Governador Simão Jatene. Essas fazem parte das medidas de ajuste doGoverno para o começo do ano, mas ainda vamos ter outras mudanças', disse o secretários. Luiz Fernandes destacou o bom desempenho do coronel Daniel Mendes para a escolha do cargo. 'O Coronel vem desempenhando um grande trabalho em Belém e no interior do Estado na área da segurança, então foi uma escolha fácil porque todo mundo já conhecia o trabalho dele e a experiência como gestor de crises', disse.

Durante a coletiva, o secretário de segurança disse ainda que este mês deve ser divulgado o edital para o concurso da Polícia Civil com 600 novas vagas. Já o concurso para a Polícia Militar deve ser divulgado em fevereiro. Serão 2.060 vagas para a capital e interior do Estado. O Sistema Penal Paraense também deve ganhar mil novos agentes penitenciários por meio de um novo concurso que será lançado ainda este semestre.

Fernandes afirmou que o grande desafio da segurança pública paraense neste momento é desenvolver ações de combate a criminalidade no interior do Estado, assim como aquelas que já acontecem em Belém. 'Estamos reestruturando a polícia no interior, mas já melhoramos bastante. Enfrentamos um grande problema pelo déficit de policiais, assim como na infraestrutura também', explicou. 'A partir desse ano vamos concentrar os esforços também no interior. Nós já fizemos várias operações na capital, cerca de 20 mil, com destaque para a operação 'Eirene' que deve continuar este ano e se estender para o interior', disse.

'Desafio é reduzir a criminalidade'

Para o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, o objetivo é continuar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, objetivando diminuir os índices de criminalidade no Pará. 'Nós já tivemos uma grande redução desse índice, mas a ideia é dar continuidade no trabalho para que a gente possa estabelecer uma integração que sirva para todo o Estado. É uma grande responsabilidade e um desafio muito grande gerir tudo isso', disse.


O novo comandante geral da PM tem 48 anos e vai comandar um efetivo de 15 mil policiais militares distribuídos em todo o Estado. Daniel possui 27 anos de serviços prestados à força de segurança estadual e estava no Comando do Policiamento da Capital desde o mês de janeiro do ano passado. ' Passei grande parte do meu serviço no interior do Estado, então conheço bem a realidade dos municípios paraenses. Isso me deu um grande aprendizado'. Ainda nesta semana o novo comandante da PM deve escolher sua equipe de trabalho.


Redação Portal ORM
Fotos: Bruno Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente