Paraíba melhora indicadores de segurança e estabelece meta para 2012: implantação de áreas integradas

O ano 2011 no Estado da  Paraíba foi marcado por grandes operações policiais de combate aos crimes patrimoniais, homicídios, tráfico de drogas, entre outros delitos.
Foram cerca de 60 operações, uma média de quatro por mês, que resultaram na prisão de mais de 300 criminosos. Na maioria dessas ações não foi preciso disparar um único tiro.
Com os investimentos feitos na inteligência policial buscando uma repressão qualificada, a polícia conseguiu reduzir as ocorrências de explosões de caixas eletrônicos, assaltos a bancos, roubos de carros de luxo e assaltos a ônibus, práticas que vinham aterrorizando a população.
Também merecem destaque as operações de combate aos crimes de pistolagem e clonagem de veículos. No Sertão, foi deflagrada a operação Laços de Sangue, ação que ganhou destaque na mídia local e nacional. Com a prisão de 21 pessoas, a polícia colocou um fim a uma seqüencia de mortes provocadas por uma rixa entre duas famílias, cultivada há décadas na região. Esta foi a primeira operação de enfrentamento à pistolagem realizada na região.
Já as operações Camaleão, Olho de Vidro e Dolly  se dedicaram ao combate aos roubos e adulteração de veículos, com a prisão de mais de 10 criminosos que atuavam na Paraíba e Estados vizinhos, fazendo centenas de vítimas.
Repressão ao tráfico de drogas – A sociedade também acompanhou, por meio da imprensa, os avanços no combate ao tráfico de drogas no Estado. Logo no início da atual gestão, a Secretaria de Segurança e Defesa Social investiu nos setores de inteligência das polícias, reforçou as equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital e os resultados foram animadores.
A quantidade de droga apreendida de janeiro a novembro de 2011 (524.603,92 g) mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2010 (229.221,59). A quantidade de cocaína (crack e pó) apreendida é ainda mais expressiva. Em 2011, o total do entorpecente apreendido (159.626,1) foi quase cinco vezes maior que em 2010 (32.649,33 g).

Polícia Solidária – O Governo do Estado também tem apostado numa filosofia de polícia que busca uma maior aproximação com a população, visando à identificação e resolução mais rápida dos problemas da comunidade. Só este ano, foram inauguradas duas Bases de Polícia Solidária, uma no bairro Alto do Mateus e uma em Mandacaru. No mês de novembro foi iniciada a instalação de uma terceira base na comunidade Bola na Rede, no bairro dos Novais.
Com a ocupação dos espaços com a presença 24 horas da polícia, foi possível reduzir em até 48% os índices de homicídio em Mandacaru, no acumulado de janeiro a outubro de 2011, em relação ao mesmo período de 2010; e redução de 23% no Alto do Mateus. O bairro São José será o próximo a receber uma unidade.
A proposta é difundir a filosofia em todo o Estado. Mais de 400 pessoas, entre policiais, guardas municipais e líderes comunitários foram capacitadas com o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido pela Secretaria.
O Estado também tem investido na prevenção à violência, com trabalhos sociais voltados a crianças e adolescentes. Com os projetos Criança Cidadã, da Polícia Civil, Proerd, da Polícia Militar e Bombeiro Mirim e Bombeiro na escola, do Corpo de Bombeiros, foram atendidos mais de 10 mil jovens no Estado.
Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente