Professores e técnicos de Soure conhecem ações do Pro Paz educação

Todos os órgãos parceiros que desenvolvem as ações do Programa Pro Paz Educação estão presentes no município de Soure, na Ilha do Marajó com a proposta de levar a cultura de paz por meio do protagonismo juvenil às escolas da rede estadual e municipal.

Na tarde desta terça-feira, 17, diretores e técnicos em educação do município estiveram no auditório da escola de Ensino Fundamental e Médio “Gasparino Batista da Silva”, para conhecer a metodologia aplicada pelo Pro Paz, em ação conjunta com parceiros como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio das Coordenações Para Promoção da Igualdade Racial – Copir; de Ações Educativas Complementares – CAEC e Educação Ambiental.

O Pro Paz Educação conta também com apoio da Polícia Militar através do Programa de Combate as Drogas – Proerd, presente em 29 municípios paraenses. As ações, foco, pesquisas e os resultados do Proerd foram apresentados aos diretores e técnicos pelo coronel Costa Júnior.

O programa conta ainda com as atividades do projeto “Escola da Vida”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros que atende crianças em situação de risco em torno dos quartéis. A proposta foi apresentada pelo coordenador de projetos sociais, coronel Nahun Fernandes.

Ao fazer o acolhimento dos participantes, a diretora da escola que sedia o evento, Juvaneide Júlia de Oliveira, destacou a importância de receber as atividades do Programa reunindo professores e técnicos da rede de ensino com o objetivo principal que é o de educar.

A cultura de paz do Programa está apresentando resultados positivos, informa a coordenadora de educação, Mônica Altman. Dados do Pro Paz revelam que após a implantação na Escola “Brigadeiro Fontenelle”, houve diminuição de 70% do nível de ocorrências, de acordo com o serviço de orientação da unidade de ensino. Atualmente, o Pró-Paz Educação está presente em 10 escolas dos bairros da Terra Firme e Guamá, além das 10 escolas de tempo integral.

Após a fase de apresentações das propostas dos parceiros que somam com o Pro Paz, será a vez de trabalhar nas salas de aulas das escolas. Essa tarefa será realizada nesta quarta-feira, 18, pelos integrantes da equipe. A metodologia consiste no acolhimento; atividades reflexivas e relaxantes; apresentação dos sub grupos e avaliação.

As escolas vão receber a proposta de intervenção, uma espécie de diagnóstico da escola. Nesse momento, segundo Mônica Altman, “é que a escola fala o que quer”, e desta forma, o Pro Paz Educação dar suporte para a criação da cultura de paz.

Texto: Izabel Cunha
Fotos: Rai Pontes
Ascom-Seduc

 
 


Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1457&idareainteresse=1

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