Todos os órgãos parceiros que desenvolvem as ações do Programa Pro Paz Educação estão presentes no município de Soure, na Ilha do Marajó com a proposta de levar a cultura de paz por meio do protagonismo juvenil às escolas da rede estadual e municipal.
Na tarde desta terça-feira, 17, diretores e técnicos em educação do município estiveram no auditório da escola de Ensino Fundamental e Médio “Gasparino Batista da Silva”, para conhecer a metodologia aplicada pelo Pro Paz, em ação conjunta com parceiros como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio das Coordenações Para Promoção da Igualdade Racial – Copir; de Ações Educativas Complementares – CAEC e Educação Ambiental.
O Pro Paz Educação conta também com apoio da Polícia Militar através do Programa de Combate as Drogas – Proerd, presente em 29 municípios paraenses. As ações, foco, pesquisas e os resultados do Proerd foram apresentados aos diretores e técnicos pelo coronel Costa Júnior.
O programa conta ainda com as atividades do projeto “Escola da Vida”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros que atende crianças em situação de risco em torno dos quartéis. A proposta foi apresentada pelo coordenador de projetos sociais, coronel Nahun Fernandes.
Ao fazer o acolhimento dos participantes, a diretora da escola que sedia o evento, Juvaneide Júlia de Oliveira, destacou a importância de receber as atividades do Programa reunindo professores e técnicos da rede de ensino com o objetivo principal que é o de educar.
A cultura de paz do Programa está apresentando resultados positivos, informa a coordenadora de educação, Mônica Altman. Dados do Pro Paz revelam que após a implantação na Escola “Brigadeiro Fontenelle”, houve diminuição de 70% do nível de ocorrências, de acordo com o serviço de orientação da unidade de ensino. Atualmente, o Pró-Paz Educação está presente em 10 escolas dos bairros da Terra Firme e Guamá, além das 10 escolas de tempo integral.
Após a fase de apresentações das propostas dos parceiros que somam com o Pro Paz, será a vez de trabalhar nas salas de aulas das escolas. Essa tarefa será realizada nesta quarta-feira, 18, pelos integrantes da equipe. A metodologia consiste no acolhimento; atividades reflexivas e relaxantes; apresentação dos sub grupos e avaliação.
As escolas vão receber a proposta de intervenção, uma espécie de diagnóstico da escola. Nesse momento, segundo Mônica Altman, “é que a escola fala o que quer”, e desta forma, o Pro Paz Educação dar suporte para a criação da cultura de paz.
Texto: Izabel Cunha
Fotos: Rai Pontes
Ascom-Seduc
Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1457&idareainteresse=1
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