Indústria das drogas mata 200 mil pessoas por ano, diz relatório da ONU

Todos os anos a indústria das drogas ilícitas movimenta 320 bilhões de dólares e mata até 200 mil pessoas em todo o mundo. Além disso, estima-se que 5% da população mundial entre 15 a 64 anos de idade usaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010. Essas informações fazem parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) nesta semana.
O relatório também aponta que os usuários problemáticos de drogas, principalmente as pessoas dependentes de heroína e cocaína, totalizam cerca de 27 milhões, o que quer dizer que uma em cada 200 pessoas é viciada nessas drogas. De acordo com relatório da ONU, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo.
Outro dado divulgado é que, enquanto nos países desenvolvidos o consumo de drogas ilícitas é estável, nos países em desenvolvimento ele está aumentando.
No Brasil, as apreensões federais de cocaína mais que triplicaram desde 2004, atingindo 27 toneladas em 2010. Alguns dados indicam também a expansão do mercado consumidor de cocaína, particularmente de crack, em alguns países da América do Sul.

Saiba Mais
Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Daniella Cronemberger

 
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente