Pará apresenta avanços da segurança pública no Consesp

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Luiz Fernandes Rocha apresentou o relatório da área de Segurança Pública do Pará e os principais avanços do setor na reunião do Consesp, em São Paulo.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, participou da reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública (Consesp), que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de julho, em São Paulo. O evento foi aberto com a palestra da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Luiz Fernandes Rocha apresentou o relatório da área de Segurança Pública do Pará e os principais avanços do setor, com destaque para a redução dos índices de criminalidade e a agilidade do processo de coleta e tabulação das informações e estatísticas, o que tem contribuído consideravelmente para o incremento das ações de policiamento ostensivo e preventivo realizadas pelas polícias Civil e Militar.
A pauta da reunião se concentrou na regulamentação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), além da apresentação de grupos temáticos sobre roubos e furtos em agências bancárias, violência no trânsito e desenvolvimento de novas tecnologias da informação.
Sistema - O Sinesp foi instituído pela Lei nº 12.681, promulgada no início deste mês pela presidente Dilma Rousseff. O sistema visa a melhoria da qualidade do armazenamento, tratamento e integração de dados e informações relacionados à segurança pública, ao sistema prisional, à execução penal e ao rigor no enfrentamento ao tráfico de drogas.
Fazem parte do Sinesp os Poderes Executivos da União, dos Estados e do Distrito Federal. Os integrantes fornecerão dados e informações para o sistema e poderão usufruir dos resultados e estatísticas que serão gerados. Municípios, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público poderão participar do sistema, por meio de adesão.
A regulamentação do Sinesp será feita em conjunto com o Governo Federal e os Estados, e o Pará terá participação direta na equipe de construção do sistema, por intermédio da delegada Eugênia Andréa, da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente