Policiais militares chegam a Jacareacanga, sudoeste do Pará


Índios receberam pacificamente as tropas da Polícia Militar em Jacareacanga, PA (Foto: Nonato Silva/Arquivo Pessoal) 
Índios receberam pacificamente as tropas da Polícia Militar
em Jacareacanga, PA
(Foto: Nonato Silva/Arquivo Pessoal)


Após dez horas de viagem pela transamazônica, os policiais militares que foram deslocados do município de Itaituba para Jacareacanga na madrugada desta sexta-feira (06) já estão na cidade. 

Os militares chegaram às 14h e foram recebidos pacificamente por lideranças indígenas e crianças. O encontro aconteceu no trevo que dá início a cidade.
A polícia está na cidade para garantir a segurança da população. O Clima em Jacareacanga está tenso desde o último dia 2, quando cerca de 60 Índios Munduruku invadiram o quartel da Polícia Militar do município, e incendiaram o local. Segundo o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior, a ação seria um protesto pela morte de um índio, vítima de latrocínio no dia 23 de junho.
O sub comandante geral da Polícia Militar, coronel Walci Queiroz, foi quem comandou a operação desta sexta-feira (6) denominada “Cabeça de Jacaré“. A tropa foi apresentada às lideranças presentes. “A chegada foi bastante tranqüila e os acordos foram cumpridos. Nossa tropa veio em sinal de paz e de forma pacífica, e foi da mesma maneira que fomos recebidos no trevo”, informou o coronel.

O chefe Valdenir Munduruku foi uma das lideranças que recepcionou a cúpula de segurança do governo. “Quando estávamos aqui e conversamos com os policiais dissemos que nossa conversa ia ser pacifica, então, cumprimos nossa fala. Mas queremos conversar pessoalmente com o secretário e dizer para ele nossos principais problemas”, frisou o indígena.
O Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, está na cidade em reunião com lideranças indígenas, representantes do Ministério Público, prefeitura municipal e câmera municipal. O diálogo para tentar solucionar a situação em Jacareacanga acontece na praça central da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente