Dois oficiais da Polícia Militar de Pernambuco integrantes da Secretaria de Estado Defesa Social estão em Mato Grosso do Sul para conhecer os trabalhos desenvolvidos na prática da Polícia Comunitária, com foco na atuação das Bases Comunitárias e estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança. O modelo sul-mato-grossense é considerado referência.
Os oficiais foram recebidos na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pelo secretário Wantuir Jacini e o coordenador de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.
O capitão pernambucano Joel Alexandre informou que Mato Grosso do Sul despertou o interesse de seu Estado pela experiência que possui e pelos grandes resultados que vem alcançando por meio da filosofia desse tipo de policiamento. “Desde 2007, temos realizado os cursos de promotor e multiplicador de polícia comunitária em nosso Estado, mas não temos um órgão gestor que gerencie e coordene as ações, a exemplo da Coordenaria Estadual de Polícia Comunitária instituída aqui”, disse. “É justamente o que viemos buscar, queremos conhecer essa estrutura. E como estamos iniciando a implantação da coordenadoria, vamos levar a experiência daqui, que consideramos um referencial, para também alcançarmos este sucesso lá em Pernambuco”, enfatizou.
O secretário aponta que o intercâmbio é uma iniciativa que beneficia tanto Mato Grosso do Sul quanto os visitantes. “É muito importante a vinda de policiais de outros Estados aqui, porque à mediada em que conhecem a nossa forma de trabalhar, também nos apresentam suas experiências. E este processo de troca com certeza leva ao aprimoramento da segurança pública em todos os Estados”, ressaltou Jacini.
http://www.perfilnews.com.br/estado/pms-de-pernambuco-conhecem-policia-comunitaria-de-ms
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente