Simão Jatene anuncia mudanças no secretariado

A posse dos novos prefeitos, a abertura de vagas na Assembleia legislativa (AL) e a composição do secretariado do novo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, levaram o governador do Pará Simão Jatene a fazer uma pequena reforma no secretariado. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.

  Na prática, houve um remanejamento de pessoal, uma espécie de dança das cadeiras sem alterações bruscas. A principal mudança será a ida do atual titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Melo, para a Secretaria Especial de Promoção Social. Alex ocupará o cargo deixado hoje por Nilson Pinto de Oliveira, que é deputado federal e voltará para a Câmara. Por enquanto, a Secti ficará sob comando do professor Alberto Arruda, atual secretário adjunto de Alex.

  Nilson Pinto anunciou publicamente que deixaria o governo no último dia 17 em evento com prefeitos para entrega de ônibus escolares. O assunto já vinha sendo tratado de maneira reservada com o governador há pelo menos dois meses. Na ocasião, Nilson explicou que, desde o início do governo, já havia informado sobre a decisão de cumprir pelo menos metade do mandato de deputado. “Fui eleito e estou há quase dois anos afastado da minha função de deputado, mas é chegada a hora de assumir”, disse, na ocasião.

Com a saída de Zenaldo Coutinho, que assumirá a prefeitura de Belém, o suplente Dudimar Paxiuba assumirá a vaga em definitivo. Além dele e de Nilson, a bancada do PSDB é formada também por Wandenkolk Gonçalves.

Outra mudança na equipe de Jatene é a saída do economista Sérgio Bacury da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof). Ele assumirá a Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal, ocupada por Teresa Cativo, que irá para a equipe do novo prefeito de Belém.

Teresa assumirá em 1º de janeiro, a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

Para a vaga deixada por Bacury, irá a economista Maria do Céu Guimarães de Alencar, que hoje ocupa a direção do Núcleo Administrativo e Financeiro (NAF) das Secretarias Especiais de Estado. Este posto será assumido por Patrícia Nasser.

Haverá mudança também na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que hoje é ocupada por Tetê Santos. Com a saída de Manoel Pioneiro da Assembleia Legislativa, Tetê, que é suplente, ocupará uma cadeira na AL e a Seas ficará sob o comando de Heitor Márcio Pinheiro Santos, ex-presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP).
TETÊ SANTOS

Deixa a Seas e assumirá mandato de deputada estadual. Quem a substituirá será Heitor Pinheiro.
TERESA CATIVO

Deixa a Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal e vai para a equipe de Zenaldo Coutinho.
SÉRGIO BACURY

Sai da Sepof e assumirá a Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal. Maria do Céu o substituirá na Sepof
ALEX FIÚZA

Deixa a Secti e vai para a Promoção Social. Alberto Arruda comandará a Secti interinamente.


NILSON PINTO

Deixa a Secretaria de Promoção Social e reassumirá mandato como

deputado federal
PUBLICAÇÃO

As mudanças serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje.
(Rita Soares/Diário do Pará, com informações da Secom)