Soldados do Exército e da Marinha viram garis para limpar ruas de Natal


A falta de coleta de lixo regular vem provocando o acúmulo de lixo nas ruas de Natal.
Sem dinheiro para contratar pessoal para trabalhar na coleta do lixo da cidade, a prefeitura vai usar homens do Exército e da Marinha como "garis" a partir deste sábado (1º) para tentar normalizar a limpeza pública da capital potiguar.
As ações vão ocorrer até a regularização da coleta de lixo na cidade, segundo a prefeitura de Natal, em reunião com o governo do Estado e os órgãos participantes, na tarde desta sexta-feira (31).
“Ao todo 150 garis serão deslocados para atuar neste trabalho, que atenderá a um calendário que alcançará as zonas leste, norte, oeste e sul até o final do ano, chegando a todos os bairros da cidade”, segundo a prefeitura de Natal.
Para o motorista Almir Batista, que mora no bairro das Rocas, em Natal, a cidade nunca esteve tão suja. O Ministério Público do Rio Grande do Norte acatou, em 3 de outubro, o pedido de intervenção na Urbana (Companhia de Serviços Urbanos), responsável pela coleta de lixo na cidade, devido à falha no serviço Mais Elendrea Cavalcante/UOL
Segundo o presidente da Urbana (Companhia de Serviços Urbanos de Natal), João Bastos, o trabalho será “intensificado nas principais vias das quatro regiões administrativas de Natal”. “De segunda a sexta-feira faremos o serviço de varrição, capinação e pintura de meios fios e aos sábados e domingos retirada de entulho e poda com máquinas e equipamentos da Urbana, Marinha, Exército, CBTU, DER e demais parceiros”, disse.
Em paralelo ao mutirão dos fins de semana, os serviços tradicionais de limpeza da cidade como a de canteiros e terrenos baldios, serão realizados normalmente para tentar manter a cidade limpa após a passagem de cada etapa do mutirão.
O anúncio da ajuda à prefeitura ocorreu no 30º dia de administração do prefeito Paulo Eduardo Freire (PP), que assumiu o lugar da prefeita afastada Micarla Sousa (PV), acusada pelo MP (Ministério Público Estadual) de participar de esquema de desvio de recursos destinados à Saúde municipal.
O prefeito de Natal pediu a contribuição da população para que não suje  as ruas e entregue o lixo nos horários das coletas. “O principal ator deste trabalho não são os entes envolvidos, mas a população que precisa se conscientizar e contribuir não colocando lixo nos canteiros. Conclamo os natalenses a participarem do mutirão e entregar uma cidade limpa para próxima gestão”, disse o prefeito, prometendo que Natal ficará limpa até o fim de 2012.
As ações da Operação Limpa Natal contam com a participação de servidores do Executivo Municipal, trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Federação do Comércio (Fecomércio), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Promotoria do Meio Ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente