Bumbarqueira, o Carnaval do Pará, ganha as ruas de Belém em fevereiro




Dia 2 de fevereiro, o Carnaval do Estado do Pará, a “Bumbarqueira”, ganha as ruas de Belém para levar as tradições culturais de diversos municípios do Estado com blocos de rua da cidade. A concentração do cortejo será em frente ao Polo Joalheiro e o trajeto será feito pelas ruas Cesário Alvim, Arsenal e Bernardo Sayão, com o grande desfecho no Portal da Amazônia. O evento é organizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Curro Velho, Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Carlos Gomes.
A Bumbarqueira 2013 contará com a participação de 16 blocos de Belém e 13 manifestações do interior do Estado, que irão percorrer 2.200km de extensão no bairro do Jurunas, local de grande importância cultural para a cidade. A organização do evento ainda está fechando possíveis novas participações tanto na capital como no interior e que serão divulgadas nos próximos dias.
Além de contar com a participação de todas as instituições culturais do Governo do Estado e com a parceria da Prefeitura Municipal de Belém, a “Bumbarqueira” reunirá diversas Secretárias como Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Direitos Humanos. O carnaval ainda trabalhará com campanhas de conscientização como a que combate a Exploração do Trabalho Infantil e Pedofilia, distribuição de preservativos, adesivos educativos e o trabalho ambiental e de reciclagem de lixo da ONG No Olhar.

http://www.fcptn.pa.gov.br/index.php/fundacao/gapres/ascom/noticias-ascom/548-bumbarqueira-o-carnaval-do-para-ganha-as-ruas-de-belem-em-fevereiro


Colaboração: Lena Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente