Foto: Divulgação.
A delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Lobato, reuniu-se com o prefeito do município de Bragança, João Nelson Magalhães, durante a última sexta-feira, 11. O encontro ocorreu na sede da prefeitura daquela cidade e teve como pauta a atuação da unidade Pro Paz Integrado da Zona Bragantina. Ciceroneado pela delegada Christiane Lobato, o prefeito conheceu a sede da unidade Pro Paz que oferece serviços médicos, psicossocial, perícia e de defesa social para crianças, adolescente e mulheres. Ao final, o prefeito garantiu que a prefeitura municipal continuará com a parceria firmada com o Governo do Estado e dará o suporte necessário para a manutenção do trabalho desenvolvido pelo programa.
Inaugurada em setembro de 2012, a unidade Pro Paz da Zona Bragantina foi a terceira instalada desde 2011. Criado em 2004, no primeiro mandato do governador Simão Jatene, o programa se tornou referência para o Ministério da Saúde. O Pro Paz Integrado oferece serviços médicos, psicossocial, perícia e de defesa social, através de atendimento interdisciplinar e de qualidade às vítimas e suas famílias em um só espaço, evitando assim a revitimização.
Além de oferecer acolhimento psicossocial especializado, o programa garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DST’s/Aids e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72  horas; também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.


 Fonte: Ascom Polícia Civil do Para