UFPA divulga listão do Vestibular 2013


UFPA divulga listão do Vestibular 2013 (Foto: Tarso Sarraf/Arquivo)
( Foto: Tasso Sarraf/Arquivo)

O listão dos aprovados do Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já está disponível. Os novos calouros foram divulgados pela instituição na manhã deste sábado (5), logo após uma coletiva de imprensa realizada no Centro de Evento Benedito Nunes, no campus básico, no bairro do Guamá, em Belém.
Entre os dez primeiros colocados, sete são do curso de Medicina, um de Engenharia Civil, um de Engenharia Naval e outro do curso de Direito. O listão pode ser conferido no site do Ceps e no Portal da UFPA.
O primeiro lugar geral é do estudante de Medicina Francisco das Chagas B. Neto e o segundo colocado foi Antônio Gueiros Dias, do curso de Engenharia Civil. Já o terceiro lugar é de Danilo Rabelo Mendes, do curso de Engenharia Naval.
O reitor da UFPA em exercício, Edson Ortiz, deu as boas vindas aos novos universitários e relembrou o esforço da instituição para a melhoria da qualidade e da quantidade das vagas ofertadas a cada ano. “Ano passado eram 7.606 vagas e este ano foram mais de oito mil disponibilizadas. Um salto de mais de 12% no número de vagas em apenas 12 meses. Isso traduz para a sociedade nosso empenho na ampliação com qualidade da possibilidade de ingresso na universidade e também mostra o compromisso dos nossos técnicos, gestores e docentes com essa formação. Nós só temos a agradecer e aos novos calouros da UFPA, desejamos boas vindas e boa sorte nessa fase que vocês iniciam agora”, saúda.
Vagas remanescentes – Este ano, o equivalente a 97% das vagas ofertadas foram preenchidas, o equivalente a 7.365 das 7.593 vagas. No entanto o número de calouros chega a 7.414 somando os 49 candidatos aprovados por meio da cota destinada à pessoas com deficiência (PcDs), que cria até uma vaga extra em cada um dos 179 cursos de graduação ofertados no PS 2013.
As 228 vagas que não foram preenchidas pelo concurso serão ofertadas em um processo seletivo especial, por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe). O novo concurso terá edital próprio e usará as notas do Enem como único critério de seleção. As vagas disponíveis para a nova seleção são para 18 cursos oferecidos nas cidades de Altamira, Belém, Castanhal, Limoeiro do Ajuru, Marabá, Mocajuba, Tomé-Açu e Tucuruí. Em Belém, são quatro vagas no curso de Licenciatura em Língua Alemão.
“Essa é uma medida que adotamos desde o ano passado e uma nova oportunidade aos estudantes que fizeram o Enem e ainda desejam entrar na universidade no primeiro semestre deste ano. Nossa previsão é divulgar este edital até, no máximo, o mês de fevereiro. Para participar, os candidatos terão de se inscrever e fornecer sua inscrição no Enem e aguardar o resultado, sem que precisem prestar uma nova prova”, orienta Marlene Freitas, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e Pró-reitora de Ensino de Graduação da universidade (Proeg).
(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente