CIDADES E SENTIMENTO DE INSEGURANÇA: VIOLÊNCIA URBANA OU INSEGURANÇA URBANA?


A violência e insegurança urbanas são, como se defende neste artigo, questões societais centrais ocupando um espaço significativo no quadro da preocupação dos indivíduos e da vivencia democrática, em todo o Mundo. A sua análise pressupõe uma leitura ampla da globalização e das dinâmicas urbanas que caracterizam a modernidade tardia nas suas dimensões social, cultural, política e económica.

Não esgotando o universo das criminalidades da sociedade actual, a violência e insegurança urbanas impõem a necessidade de um novo quadro institucional e a definição de novas políticas de segurança pública que dêem respostas à insegurança instalada no quadro da sociedade urbana. A prevenção e o combate à criminalidade e a diminuição da insegurança e do medo do crime surgem como factores essenciais ao desenvolvimento económico e social.

A análise compreensiva da relação entre a emergência do sentimento de insegurança e a evolução da criminalidade permite o  conhecimento do modo como a sociedade contemporânea vive e se articula com a problemática da segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente