Há 15 anos Proerd mantém crianças longe das drogas


Fotos: Ricardo LatorreFotos: Ricardo Latorre
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) começou a ser implantando em Blumenau em 1999, tendo educado mais de 50 mil crianças até hoje.
No estado, onde existe desde 1998, o número de crianças passa de 1 milhão.
Policiais formados pelo Proerd se unem a professores, pais e toda a comunidade para proporcionar aos alunos atividades em sala de aula que tem como objetivo diminuir ou reduzir o uso de drogas – lícitas ou ilícitas – e a violência.
A Polícia Militar é conhecida amplamente por seu trabalho de repressão ao crime, mas o Proerd é uma prova de que a corporação também investe seriamente na prevenção, educando os adultos de amanhã, que muitas vezes vêm de realidades brutais e lares onde violência e drogas são uma constante lamentável.
O mecânico Matheus, de 22 anos, afirma: “Meu pai bebia e meu irmão mais velho mexia com drogas, mas o Proerd abriu meus olhos e me afastou dessa realidade. Hoje eu toco meu próprio negócio, tenho uma família que amo e fico feliz por ter tido essas aulas”, diz.
O trabalho educacional é fundamental, porque é garantindo o esclarecimento das crianças que se pode conquistar um futuro melhor para elas mesmas e para toda a sociedade.
O programa prepara as crianças para enfrentar as pressões impostas pelo dia-a-dia, evitar as drogas – sejam elas lícitas ou ilícitas – dizendo ‘não’ a esse câncer que sustenta o crime organizado e reeducando as próprias famílias.
“As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens as quais estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, possam dizer não às drogas”, afirma o coordenador do programa em Blumenau, o capitão Rocha.
Nesta terça-feira (19/03) a Equipe do BLUMENEWS teve a ímpar oportunidade de acompanhar o soldado Santos até a EBM Conselheiro Mafra, na Velha Grande.
A aula aconteceu no 5º ano B, da professora Susan.
Durante a aula, Santos abordou temas importantes como os riscos do cigarro e da maconha, focando o assunto nas bebidas alcoólicas, mostrando às crianças que o álcool aumenta a violência, causa acidentes de trânsito e pode matar quando ingerido em altas doses. Até mesmo as questionáveis propagandas de cerveja foram abordadas pelo soldado-professor.
A interação das crianças e sua evidente atenção à aula são um aviso positivo de que o programa cumpre seu papel as elucidando dos riscos que o vício traz e as divertindo ao mesmo tempo.
Esse é um dos segredos do sucesso do Proerd, que já existe há 15 anos e continua crescendo no estado, mesmo com todas as mudanças de governo e de comando na Polícia Militar. Hoje o programa é um dos alicerces mais fortes da corporação e um grande orgulho a todos.
proerd_blumenews_01
proerd_blumenews_02
proerd_blumenews_03
proerd_blumenews_04
proerd_blumenews_05
proerd_blumenews_06
proerd_blumenews_07
proerd_blumenews_08
proerd_blumenews_09
proerd_blumenews_10
proerd_blumenews_11
proerd_blumenews_12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente