O que é o Proerd?

Proerd

O que é Proerd? É o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, oriundo do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 em Los Angeles, e implementado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Qual o objetivo do Proerd?
O objetivo é desenvolver uma ação conjunta entre a polícia militar, professores, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha.
Qual a metodologia aplicada?
Atualmente, há currículos diferenciados e específicos para crianças e adolescentes dos 5º e 7º anos, da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
A fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, também existe um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos PROERD e adultos interessados.
Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didáticos adaptados, definido pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do PROERD.
Como funciona?
Nos currículos de 5º e 7º anos, o policial militar fardado, devidamente qualificado como instrutor Proerd, após contato prévio, comparece na escola durante 10 encontros e, ao final, é feita uma formatura com entrega de diplomas.
Nos currículos de pais, educação infantil e séries iniciais, é estabelecido um número menor de encontros, de 02 a 05, conforme o currículo e a necessidade.
Onde está localizado o Proerd?
A partir de 2011, o Comandante-Geral, no intuito de proporcionar ampliação e destaque ao programa, subordinou a coordenação estadual diretamente ao seu gabinete, criando o Núcleo de Projetos Sociais da Assessoria de Direitos Humanos, mantendo, contudo, sua antiga sede na Av. Coronel Aparício Borges, 2001 – Bairro Partenon – Porto Alegre/RS.
Quantos Policiais Militares atuam no Proerd?
O PROERD realizado pela Brigada Militar consolidou-se, no cenário estadual, nacional e internacional, como um programa de referência em prevenção primária às drogas, contando atualmente com 10 Facilitadores (Masters), 31 Mentores e aproximadamente 300 Instrutores do Proerd em atuação.
Informações atualizadas diariamente sobre notícias, eventos, fotos, etc. estão disponíveis em:
Blog: www.proerdbm.blogspot.com.br

Fonte: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Estrutura/Brigada%20Orienta/projetos-sociais/proerd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente