Francisco Besteiro é eleito novo prefeito interino de Marituba, PA

A Câmara de Vereadores de Marituba, na região metropolitana de Belém, elegeu nesta quinta-feira (16) Francisco Besteiro (PMDB) como novo presidente da casa. Ele vai assumir interinamente a prefeitura do município até a realização de novas eleições, marcada para 4 de agosto. O primeiro secretário irá assumir a presidência da Câmara.
O prefeito interino vai fazer um levantamento sobre a situação do município e anunciou que dará atenção especial à saúde pública.
“Só tem uma ambulância no município que está ‘caminhando’, então é preciso fazer esse levantamento geral para ter esse diagnostico, para exatamente ver as falhas que existem e de imediato começar a agir para que a cidade volte a funcionar bem”, disse Francisco Besteiro.
Novas eleições
O município passará por nova mudança de gestor depois que a Justiça Eleitoral cassou o mandato de vereador do então prefeito interino, Wildson de Araújo Melo, que desde o último dia 1º de janeiro ocupava temporariamente o cargo de gestor municipal. A determinação de afastamento do político foi publicada na segunda-feira (14).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Melo foi impugnado sob a suspeita de captação ilícita de votos, ou seja, compra de votos, que teria ocorrido nas últimas eleições, em 2012. Ele também é suspeito de abuso de poder.
A sentença, assinada pelo juiz Raimundo Rodrigues Santana, da 43ª Zona Eleitoral, determina a cassação do diploma de vereador de Melo, e o torna inelegível nos próximos oito anos, subsequentes à eleição de 2012. Ainda de acordo com o TRE, o verador poderá recorrer da decisão.
De acordo com o TRE, Wildson Melo já foi intimado. No lugar do vereador, Nilson Ferrão (PSD), então presidente da Câmara, assumiu a prefeitura do município. Com o afastamento de Melo, o vereador suplente, Pastor Donis Santa Rosa (PTB) será empossado.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/05/francisco-besteiro-e-eleito-novo-prefeito-interino-de-marituba-pa.html