PM e Bombeiros formam mais 77 oficiais para o Sistema de Segurança

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
A solenidade de formatura aconteceu no Iesp, e reuniu os 77 formandos e autoridades da área de segurança e da Marinha do Brasil

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Setenta e sete oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará receberam nesta sexta-feira (17) os certificados de conclusão do Curso Integrado de Habilitação de Oficiais 2012. Todos ingressam como segundo tenente em suas corporações e passam a integrar um quadro de promoção natural na hierarquia dessas instituições.
A iniciativa integra as ações do governo que buscam melhorar a segurança pública em todo o Pará. “Políticas estão sendo implantadas e ações sendo determinadas pelo governador do Estado (Simão Jatene) para que a gente consiga reduzir ainda mais os índices de violência no Pará”, garantiu Luís Fernandes Rocha, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
O processo de fortalecimento das forças de segurança pública no Estado, destacou o secretário, inclui a entrega de 1.000 veículos, 400 motocicletas e 60 cavalos, um investimento que o governo estadual colocará à disposição da população na próxima semana, nas 18 áreas integradas de segurança pública.
O Estado também já adquiriu quatro helicópteros, que serão utilizados, principalmente, nos municípios de Marabá, Santarém e Altamira. O objetivo é intensificar o combate à atuação de bandos e quadrilhas que agem nessas regiões. “Violência e criminalidade são coisas que não se combatem isoladamente. É preciso, sempre, ações integradas”, concluiu Luís Fernandes Rocha.
A diplomação dos novos tenentes aconteceu no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O Curso de Aperfeiçoamento de Oficias está ligado à Coordenadoria de Ensino Profissional do Iesp, e é direcionado a sargentos e subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Um dos formandos, o 2º tenente Cristiano Pinheiro, conquistou o primeiro lugar da turma. “A responsabilidade agora aumenta por duas situações. Primeiro, por representar esse grupo com o qual eu me formei, uma conquista que representa 19 anos de polícia, no mínimo, e o segundo é pela nova função que eu assumo junto com meus colegas”, definiu Cristiano.
Preparação - Dos 77 oficiais que receberam o diploma, 43 são da Polícia Militar e 34 do Corpo de Bombeiros. O nome da turma - Capitão PM Edimar Lima da Silva - é uma homenagem in memoriam, e foi escolhida por unanimidade entre os alunos. “Estamos entregando 77 novos oficiais à população paraense. São profissionais treinados com o que de mais moderno existe na grade curricular nacional na área de segurança pública. Isso melhora o controle e o emprego da tropa, refletindo, inevitavelmente, na ponta do processo, que é a redução da criminalidade”, afirmou o tenente coronel Carlos Emilio Ferreira, diretor do Iesp.
Também participaram da cerimônia os comandantes gerais da PM, coronel Daniel Mendes, e do Corpo de Bombeiros, coronel João Hilberto; o comandante da Academia de Polícia Militar, tenente coronel PM Mario Antônio Muniz Marques Filho; o chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Fernando Augusto Dopazo Noura, e o capitão de corveta Gustavo Pavinato da Cunha, representando o vice-almirante Ademir Sobrinho, comandante do 4º Distrito Naval.

Texto:
Camila Magno - Iesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente