O PARÁ GANHA NOVA UNIVERSIDADE - SAIBA MAIS...

Na tarde desta quarta-feira, 05/06/2013, foi sancionada em Brasília, pela Presidenta Dilma Roussef, a criação de quatro novas universidades federais: Universidade Federal do Cariri (CE); Universidade Federal do Sul da Bahia (BA); Universidade Federal do Oeste da Bahia (BA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PA).
Fotografia: Agência Pará
Estiveram na cerimônia o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o Ministro da Defesa, Celso Amorim e ainda os governadores dos Estados do Ceará (Cid Gomes), da Bahia (Jaques Wagner) e do Pará (Simão Jatene). Este último esteve acompanhado dos políticos da região do Sul e Sudeste do Pará como o Prefeito de Marabá (João Salame), Prefeita de Rondon (Cristina Malcher), Prefeito de Xinguara (Osvaldo Júnior) e o de São Félix do Xingú (João Cleber).
A Universidade, recém-criada, marca a evolução do CAMAR (Campus Universitário de Marabá), então pólo da Universidade Federal do Pará, que desde 2011 vinha lutando para aprovação desse projeto. A UNIFESSPA proporcionará a expansão da rede universitária federal no Estado e a oferta de novos empregos com a seleção, mediante concurso público, de 506 professores e 595 técnicos para atender 12.830 em 47 cursos.
A mesma expectativa é alimentada pela população da Região Bragantina que está lutando para a transformação do Campus Universitário de Bragança na Universidade Federal do Nordeste do Pará que virá atender os municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Capanema, Salinópolis, Viseu, Ourém, Pirabas, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Santarém Novo, Cachoeira do Piriá, Garrafão do Norte, entre outros.
Parabéns ao povo do Pará por essa grande conquista!!!

Para ler a matéria no Portal do Governo do Estado, clique AQUI.
Para acessar a repercussão na UFPA, clique AQUI.