Simão Jatene participa do encerramento da Caravana Oftalmológica no Marajó

O governador Simão Jatene esteve nesta quinta-feira (06) no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, no último dia da Caravana Oftalmológica do Pro Paz, que durante dois dias realizou um mutirão de cirurgias e consultas. Acompanhado pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, pelo deputado estadual José Megale, e por prefeitos da região, o governador conheceu as instalações da Caravana, que começou o trabalho por Melgaço, no último dia 20 de maio, e percorreu seis municípios do arquipélago, incluindo Salvaterra, última para nesta etapa do projeto.
Simão Jatene conversou com pessoas beneficiadas pela ação e agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvidos no trabalho. “Só quem passou por isso, como eu, que tenho mais de 60 anos e já precisei fazer cirurgia de catarata, sabe como é maravilhoso poder voltar a enxergar bem. Mais do que permitir que a pessoa beneficiada retome a capacidade de ver, beneficia a organização familiar. Eu sempre digo que me criei no interior, e lá observei muitas coisas, como o fato de que, em muitas famílias, a pessoa idosa tem um papel fundamental, que é o de tomar conta das crianças enquanto os pais saem para trabalhar. E na hora em que essa pessoa perde a visão, ela não só deixa de exercer essa função na unidade familiar, como passa também a demandar cuidados especiais, o que provoca um grande transtorno para toda a família”, frisou o governador, recebido com fogos de artifício na cidade, no final da manhã desta quinta-feira.
Durante a visita aos espaços de consulta e cirurgia, Simão Jatene destacou os problemas que envolvem a oferta de saúde pública de qualidade para todo o território paraense. “O ideal seria que pudéssemos ter esses serviços de forma permanente em todos os municípios do Estado. Mas como, infelizmente, não temos essa chance, não podemos ficar parados e perplexos diante do quadro. Assim, projetos como esse mostram que o governo, ao mesmo tempo em que constrói um hospital de média e alta complexidade em Itaituba (na região oeste) e reforma a Santa Casa de Misericórdia, em Belém, também pode responder de forma mais rápida a algumas demandas específicas em todas as regiões do Estado. E me sinto muito feliz e emocionado em poder contribuir para isso”, declarou Jatene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente