ASSALTOS A POSTO DE COMBUSTÍVEIS: A REAÇÃO E O EXEMPLO DA PM EM BRAGANÇA

POLICIAMENTO ORIENTADO AO PROBLEMA

Radialista de Altamira falou, hoje,  através de programa de rádio que a cidade está tomada por assaltos a postos de combustíveis.
Segundo o radialista, a polícia não sabe o que fazer.
Sem duvidar da capacidade de meus colegas do Sistema de Segurança, nas respostas que podem dar ao problema que aflige os cidadãos altamirenses e também os comerciantes do setor, sugiro que reajam com o PROCESSO PREVENTIVO.
Recentemente, vivemos um processo semelhante na cidade de Bragança.
Postos de combustíveis eram os principais alvos de bandidos na "Pérola do Caeté".
A reação foi, curiosamente, pela prevenção.
Curiosamente porque a resposta tradicional de nossas instituições policiais é sempre pela REPRESSÃO. E repressão sem qualidade.
Quando se constrói o processo PREVENTIVO, a REPRESSÃO fica QUALIFICADA.
Como isso foi feito em Bragança?
A PM mobilizou os proprietários de postos de combustíveis e estes aquiesceram a proposta de fazermos uma capacitação com seus funcionários através do que chamamos de REDE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA.
Funcionários foram orientados a obter uma POSTURA PREVENTIVA e a ligarem para um número de telefonia móvel do POLICIAL INTERATIVO quando percebessem alguma movimentação suspeita de cidadãos às proximidades dos estabelecimentos que comercializam combustíveis.
A partir de então, a PM agiu preventivamente e se antecipou aos fatos, abordando aqueles que se postavam de "buduia" para dar o bote nos postos de combustíveis.
Armas foram apreendidas e bandidos foram presos por porte ilegal de armas.
Um posto de combustível foi assaltado e um mototaxista efetuou a ligação telefônica para a PM, pois possuía um ímã de geladeira em sua carteira porta-cédula com o número do policial interativo. Ele informou com detalhes onde o assaltante se homiziou. Uma guarnição se deslocou para o local informado pelo mototaxista e o cidadão infrator foi preso com grande soma em dinheiro.
Além de frentistas de postos de combustíveis, a PM já fez REDE COMUNITÁRIA de SEGURANÇA com entregadores de botijão de gás, funcionários de bancos e porteiros de escolas em Bragança.
Comerciantes e lojistas apoiam a iniciativa da PM e produzem os ímãs de geladeira com os números da PM, que são entregues por policiais em visitas comunitárias ou através de entregadores de gás de empresa patrocinadora.
Outros integrantes da comunidade de negócios imprimem um INFORMATIVO contendo orientações aos cidadãos de bem e DICAS DE SEGURANÇA.
O trabalho de prevenção é feito pelo tenente Armando Jofre e tem a coordenação do comandante da Companhia, major Rui Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente