Governo inaugura 17ª Unidade de Polícia Solidária

João Pessoa/PB - O Governo do Estado inaugurou, na sexta-feira (17), a Unidade de Polícia Solidária da Ilha do Bispo, em João Pessoa, que contará com uma viatura e três motos só para o bairro. Com essa, já são 17 UPS instaladas no Estado, garantindo uma polícia mais próxima do cidadão.
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que as Unidades de Polícia Solidária são fundamentais para estabelecer as reduções dos índices criminais. “Porque são estruturas que ocupam espaços e trabalham a aproximação com as pessoas, promovendo a prevenção a diversos tipos de crimes”, destacou.
A UPS da Ilha do Bispo foi instalada no antigo Centro Integrado do bairro, que recebeu novos equipamentos e foi todo reformado. No local vai funcionar também a base da Força Tática do 1º Batalhão, cujo efetivo destinado para trabalhar na Ilha do Bispo é capacitado com o curso de polícia comunitária.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a política de aproximar a polícia cada vez mais da sociedade tem sido decisiva para promover mais segurança. “É uma filosofia de trabalho fundamental no contexto da construção de uma cultura de paz, pois traz a comunidade para planejar junto com a polícia a segurança do bairro, identificando e priorizando os problemas específicos daquela realidade onde a UPS está instalada, trazendo soluções que tendem a diminuir cada vez mais os índices criminais”, destacou.
Os números do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança e da Defesa Social revelam que nos locais onde as Unidades de Polícia Solidária foram instaladas há uma redução, em média, de quase 30% dos Crimes Violentos Letais Intencionais. Para a próxima semana está prevista a inauguração de mais uma UPS em Cabedelo, a segunda na cidade.

http://www.ararunaonline.com/noticia/12640/governo-do-estado-inaugura-17-unidade-de-policia-solidaria-na-paraiba