Mais de 110 mil estudantes serão beneficiados com reforço da Ronda Escolar

A Ronda Escolar é operacionalizada por meio de rondas ostensivas e atendimento de ocorrências nas escolas

Publicação: 07/03/2015 14:45

 
Novas viaturas irão reforçar a ronda escolar, beneficiando 160 escolas de 12 polos atendidos na Região Metropolitana de São Luís. Ao todo, mais de 110 mil estudantes serão beneficiados com o reforço na ronda escolar. Para garantir o reforço a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou, na última sexta-feira (6) a entrega de cinco viaturas que darão suporte ao policiamento da Ronda Escolar e ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ronda Escolar é operacionalizada por meio de rondas ostensivas e atendimento de ocorrências nas escolas e em seu entorno, a fim de garantir a segurança no ambiente escolar. O reforço das viaturas é fruto do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança, a Secretaria de Estado de Educação do Estado, a Polícia Militar e a companhia Alcoa.

Para o coronel Odair dos Santos Ferreira, Comandante do Comando de Segurança Comunitária (CSC), esses veículos serão fundamentais para o policiamento ostensivo e preventivo, inibindo práticas delituosas nas escolas e nas proximidades delas. “Esses veículos representam um importante reforço no policiamento da ronda escolar que juntamente com as duas Unidades de Segurança Comunitária (USC’s), são ferramentas imprescindíveis para nos aproximarmos da sociedade e garantir a segurança preventiva. Além das viaturas nas ruas, temos uma poderosa arma que é a integração com a comunidade”, explicou o coronel.

A secretária de Educação, Áurea Prazeres, se referiu ao investimento como uma ação honrosa junto à sociedade. “Esse investimento se coaduna com nossa postura junto aos jovens e a sociedade. O policiamento preventivo é uma grande ferramenta para se evitar o envolvimento desses jovens com o mundo do crime”, disse a secretária reforçando que a determinação do governador Flávio Dino é sentido de garantir total segurança aos estudantes.

O coronel Marco Antonio Alves da Silva, comandante geral da PMMA, disse que, tudo que está acontecendo na segurança pública do estado, é resultado do comprometimento do governador Flávio Dino com a segurança da sociedade maranhense, estruturando a PM no policiamento ostensivo e preventivo. “Estamos diante de grandes projetos e outros que ainda virão com ações do policiamento preventivo. Agiremos juntos com diversos atores do ambiente escolar e da comunidade, desenvolvendo o policiamento de proximidade”, destacou o comandante geral.

O comandante da Ronda Escolar, major Araújo, ressaltou as reuniões periódicas com diretores de escola e família dos alunos. “Nos reunimos semanalmente com vários atores sociais, planejamos ações que iniciam dentro das escolas e se estendem desde as áreas próximas até os pontos de ônibus, combatendo os assaltos e venda de drogas”. Esclareceu o oficial.

http://www.oimparcial.com.br/