Moradores do Morro Dona Marta pagam conta de luz pela 1ª vez

Rede de energia elétrica da favela na zona sul do Rio foi regularizada em julho; valor é baseado em tarifa social.
RIO - Uma conta de luz será entregue, pela primeira vez, a todos os moradores do Morro Dona Marta, na zona sul do Rio, neste mês. A favela passou a ter toda a sua rede elétrica regularizada em julho deste ano. O trabalho começou em dezembro do ano passado, no mesmo momento em que se instalava o policiamento comunitário no Dona Marta.

Segundo o superintendente da distribuidora de energia Light, José Geraldo Pereira, antes do projeto de regularização, apenas 10% da comunidade tinham suas ligações de energia regularizadas. "Tivemos seis meses construindo uma rede. Tem algumas dificuldades geográficas, até pela falta de acesso. Tivemos que desenvolver postes especiais, porque nossas equipes tiveram de subi-los na mão", disse.
A feirante Eurídice da Silva, de 72 anos, é uma das moradoras que vai receber uma conta de luz pela primeira vez. "Eu não pagava luz, não. Era tudo 'gato'. Eles tiraram os 'gatos' todinhos e trocaram a fiação todinha, de dentro e de fora da minha casa. Acho melhor assim [com a cobrança da luz], porque eu vou pagar o que eu 'como', se eu 'comer' muito, pago muito, se eu 'comer' pouquinho, pago pouquinho. E eu vou pagar pouquinho porque só tenho uma televisão", disse.
A ideia é, em breve, estender os programas de regularização da distribuição e de conservação de energia às outras comunidades que já receberam o policiamento comunitário: Cidade de Deus, Batan, Babilônia e Chapéu Mangueira.
O trabalho da distribuidora de energia tem sido feito junto com o policiamento comunitário, porque esse novo tipo de patrulhamento garante a presença constante da polícia nas comunidades e inibe o controle do território por grupos armados ilegais.
Fonte: http://www.estadao.com.br

Um comentário:

  1. EU NAUM VEJO A HORA DE CHEGAR AQUI NA MINHA COMUNIDADE,TEM QUE SER FEITO ISSO EM TDS AS COMU PQ OS MORADORES TEM DINHEIRO PRA PAGAR INTERNET
    DE 45,00,TEM DINHEIRO PRA FUMAR E BEBER
    E NAUM TEM DINHEIRO PRA PAGAR LUZ
    TEM QUE TIRAR ESSA GATAIADA
    E TER ENERGIA DESCENTE ,SOU A FAVOR
    Q TDS PAGUEM,ASSIM FICARA BEM MELHOR

    ResponderExcluir

Comente