CAPITÃO DAYVID TEM A POPULAÇÃO DO SEU LADO

Falo em nome do Programa Segurança Cidadã para dizer que o capitão Dayvid, da Polícia Militar do Pará, tem sido o maior articulador das ações do Governo do Pará, no município de Rondon do Pará.

Aliás, todas as iniciativas de levar as ações do Programa Segurança Cidadã partiram do oficial que, em parceria com a prefeitura local, promoveu a reforma do antigo PM-BOX do bairro de Jaderlândia, passando a denominar de Base Comunitária de Segurança e Cidadania;  treinou os policiais, juntamente com o capitão Aragão (assessor do Programa Segurança Cidadã) e mobilizou a comunidade.
Dayvid tem a seu favor a sua própria história e a legitimidade de ser um policial militar eminentemente voltado para as ações de prevenção, o que lhe credencia a ser um agente público muito querido em Rondon.
É por isso que, quando falo para os nossos policiais nas nossas instruções, sobre a filosofia de Polícia Comunitária, que as iniciativas de prevenção trazem o apoio da população, o capitão Dayvid nos traz o exemplo e a ilustração mais inconteste. Ao passar do tempo, estamos cada vez mais convencidos disso.
O caso da prisão do capitão Dayvid pelo juiz de Rondon do Pará, ilustra também uma citação frequente do então major Libório (hoje coronel na reserva remunerada da Polícia Militar de São Paulo), quando fizemos o Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária, em 2001, em Boa Vista-RR:

- O povo conspira com quem o protege (Honoré di Balzac).
O capitão Dayvid pode, em algum momento, ter sentido-se impotente diante de todo um sistema que se voltou contra ele. Mas, pode estar certo de que seus familiares, seus companheiros da corporação, seus colaboradores (erroneamente chamados de subordinados), seus amigos, enfim, todos nós que o conhecemos, jamais vamos mudar a nossa concepção sobre a grandeza de seu caráter.
Esta sim, é a verdadeira justiça!

3 comentários:

  1. tenho amigos na Policia Militar e o que dizem é realmente verdade. Oh povo desunido esses PMs. Ninguém se manifesta a favor do Oficial que sabe-se ser integro, honesto e profissional. Cadê os Advogados da associações dos PMs se é que existem. Cadê os Comandos e seus companheiros para protestar contra esse ato arbitrário. A associação dos magistrados, antes da devida apuração já peitou o governo do Estado. Não é de se estranhar que essa classe seja a mais mal paga e menos valorizada do país.

    ResponderExcluir
  2. Em que pese nos ressentirmos da falta de união e mobilização para a defesa de nossa categoria profissional, as presentes manifestações mostram claramente que isto está mudando, pois não estamos mais silentes frente a uma situação que, anteriormente seria motivo apenas de lamentações veladas.
    Algo está mudando na nossa forma de ver e estar no mundo. Dayvid nos mostra um caminho de profissionalismo capaz de angariar o legítimo apoio popular. Apoio e reconhecimento das comunidades a quem prestamos nosso serviço são as molas propulsoras da grande mudança que está em curso.

    ResponderExcluir
  3. eu nao faço parte da policia mais tive o prazer em saber da historia do cap dayvid e nao so dele mais da sua maior companheira q e a sua esosa q tem feito um grande trabalho tambem au lado do seu esposo coisa q eu numca vi na policia mais eu mi pergumto por não foi divugado o resultado da apurasao milita e nem o pareacer do promotor um policial como o ccap dayvid como ele foi ofendido no minimo tem q ser divulga nem q seja dentro da corporação. espero q se faça justiça

    ResponderExcluir

Comente