MANOELA SOBE NO PODIUM MAIS UMA VEZ NA CORRIDINHA DO CÍRIO

Manoela Corrêa da Costa conquistou a terceira colocação na Categoria 10 anos (75 metros), da CORRIDINHA DO CÍRIO, evento esportivo promovido pelas ORM (Organizações Rômulo Maiorana), na manhã de sábado (ontem), na Escola Superior de Educação Física. Em edição de julho deste ano (http://saibadascoisas.blogspot.com/2009_07_01_archive.html) anunciávamos que Manoela foi a vice-campeã no ano passado.
A prova despertou a atenção de diversas atletas em todo o Estado, mas Manoela não deixou de subir no podium mais uma vez, embora não seja praticante de atletismo e nem tenha desenvolvido qualquer treinamento para a prova, por culpa exclusiva de seu pai, Costa Júnior.

A PROVA

Manoela foi para a Escola Superior de Educação Física como sempre despretensiosa, inclusive dispensando qualquer oba-oba que a indicasse como uma das favoritas.
Ela ficou para disputar a quinta bateria e após ser dada a largada, ela disparou em passadas largas, surpreendendo até o narrador da prova, Marquinhos Pinheiro, da Rádio Liberal FM. “É incrível, ela corre olhando para o lado para ter a certeza do primeiro lugar”.

A ATLETA
O talento da atleta foi descoberto pelos seus pais, Costa Júnior e Denise, quando moravam em Santarém, no ano de 2007. Segundo eles, sempre que podiam, passeavam à noite na orla da cidade e levavam os filhos Osmar Neto, Manoela e Gabriela. Os dois primeiros, ainda crianças, brincavam com os coleguinhas na praça próxima ao bar Mascotinho. Nas brincadeiras que incluíam corrida, perceberam que Manoela era diferenciada das outras crianças. Possuía uma arrancada que deixava os seus coleguinhas para trás, com larga vantagem nas brincadeiras.


CORRIDINHA DO CÍRIO 2008
Foi aí que seus pais resolveram consultá-la para saber se ela topava competir na primeira Corridinha do Círio, levada a efeito no ano passado. Foi lá que ela fez o segundo melhor tempo e sagrou-se vice-campeã, correndo 200 metros.
Para este ano, os organizadores resolveram diminuir o espaço a ser percorrido pelos competidores. Para os atletas com 10 anos de idade, a prova exigia uma corrida de 75 metros.

CORRIDINHA DO CÍRIO 2009
E Manoela Costa estava lá, de novo, acompanhada por toda a família. Foi dada a bandeirada de início e um trilar de apito para a loirinha disparar na frente das outras meninas. Foi a primeira colocada da sua bateria, mas seu tempo de 12 segundos e 09 décimos a colocou em terceiro lugar, na classificação das cinco baterias (largadas).
Costa Júnior acredita que, “se a Manoela corresse junto com as primeiras colocadas, na mesma bateria, talvez fizesse um tempo melhor. Como ela não foi tão exigida na sua bateria, isso implicou na diminuição de seu tempo”.

E concluiu, dizendo que “a Manoela não é atleta, ela brinca de ‘pira’. Ela tem que ver alguém na frente dela para ela tentar superar. Mas, essa brincadeira ainda pode acabar numa Olimpíada. Ela tem futuro”, argumentou orgulhoso e todo “besta”, ao ser convidado para entregar a medalha de bronze de Manoela e posar para as fotos junto com os familiares.
Fizeram parte da torcida organizada da Manô, na Escola Superior de Educação Física, além de Costa Júnior, a mãe Denise, os irmãos Neto e Gabriela; o avô paterno, Osmar Costa; os avós maternos, Manoel e Stela Corrêa; a tia Loura (Ivonise Costa) e Sebastiana, sua amiga desde quando ela nasceu.
Como premiação dos pais, Manoela ganhou um dia no parque de diversões de Nazaré, podendo convidar duas pessoas, o que ela já fez: um será seu irmão, Netinho e outro o seu amiguinho, Lipe.


As fotos são do avô MANOEL CORRÊA

2 comentários:

  1. Quanto orgulho! Vamos continuar incentivando essa menina.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh.. Papai Costa Jr. tem toda razão de ficar super orgulhoso.
    Ei, investe na garota. Quem sabe não sobe no podium de 2016?

    Parabéns, Coronel!
    Abraços
    Waleiska

    ResponderExcluir

Comente